quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grupo de Agentes de Turismo visita Aquiraz.

Agentes de Viagem vieram conhecer um pouco mais nossa Cultura.


Estiveram visitando Aquiraz, na última quarta- feira, 08/06  um grupo de 08 Agentes de Turismo de Fortaleza com o objetivo de conhecer várias atividades desenvolvidas pela População de Aquiraz sob a orientação de 04 agentes locais cuidadosamente selecionados e observados por uma equipe de consultores turísticos.
Os agentes puderam  ver de perto  como os produtores de artesanato, de comidas, de cultura, estão organizados com foco para a produção associada.
De acordo com Mariana Lima, consultora da ACG,  que acompanhou o grupo, o envolvimento da comunidade é muito importante no desenvolvimento de  produtos e serviços turísticos  que poderão ser ofertados diretamente aos visitantes, sem a figura do atravessador.
A principal atividade visitada foi a "Cores e Velas", em que o turista recebe uma espécie de massagem do mar e a outra  foi um almoço no Hotel Laguna Blu,  chamada de "Cores e Sabores", em que a comida foi preparada com vegetais orgânicos e com produtos  que geralmente são descartados do alimento, como a casca da banana, a  fibra do caju, tornando-se uma culinária especial.
A  visita aconteceu numa parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional, através da ACG- Associação de Culturas Gerais, a partir do lançamento de um manual sobre como inserir a produção local na cadeia produtiva do turismo.
Em Aquiraz, a Secretaria de Turismo e Cultura  de Aquiraz que tem à frente o Secretário Erick Vasconcelos e que forneceu os agentes locais  para acompanhar tais atividades, apóia a iniciativa.

Representando o Secretário Erick esteve a assessora especial Thaís Saraiva que disse a divulgação da cultura local no entorno da Capital , como é o caso de Aquiraz, é muito oportuna para que  o turista tenha um olhar diferente para  a nossa história, um olhar de sensibilidade.

Uma das Visitantes foi Elizete Pamplona que se disse muito feliz  em participar desse projeto do Ministério do Turismo, em que  se quer  mostar ao  visitante mais do que praia, sol  e belos hotéis.

O Projeto, que já visa  a chegada de turistas  para a copa de 2014, quer envolver  a comunidade de modo a participar de forma mais efetiva das atividades de receber o visitante.

Os Agentes  funcionarão a partir dessa visita como  articuladores comerciais  e  elos de divulgação junto   ao mercado  turístico Nacional e Internacional, fazendo uso de vários mecanismos fornecidos pelo Ministério, como material publicitário em forma de folders, panfletos, displays e demais ferramentas de marketing e divulgação, fazendo de Aquiraz uma opção competitiva com outros destinos já estabelecidos.

                                                  





Chegada na Praça da Matriz
Visita ao Museu Sacro
Prato Regional
  Casa do capitão Mor
                                          FOTOS: JOSELITO ARAÚJO


Mais Informações- 3361.1840- Secretaria  de Turismo e Cultura de Aquiraz, com Thaís Saraiva.



Veja detalhes  sobre o Manual lançado pelo MTur.

MTur lança manual mostrando como inserir produção local na cadeia produtiva do turismo

 Manual orienta profissionais sobre como inserir a produção local na cadeia produtiva do turismo. Projeto do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação de Cultura Gerais (ACG) beneficia 48 profissionais de destinos do entorno das cidades-sede da Copa de 2014. O objetivo é contribuir para a diversificação da oferta turística brasileira.
“A produção local é carregada de atributos culturais interessantes para o turismo. É preciso exercitar o olhar para identificar esse potencial. O manual irá contribuir, nesse processo, ao propor ações simples para auxiliar as pessoas a integrarem a produção à atividade turística”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, Gabrielle Andrade.
O Manual de Integração da Produção Associada ao Turismo traz o passo a passo sobre como desenvolver atividades turísticas inserindo produtos e processos produtivos interessantes para o turismo. O material foi testado durante visitas técnicas em Minas Gerais e Espírito Santo em outubro deste ano.
Agora, os 48 profissionais, participantes do piloto do projeto, aplicam o conteúdo do manual no dia-a-dia. Segundo Andrade, após a validação técnica, a idéia é que o manual seja uma ferramenta metodológica de referência para profissionais de todo país.
A diretora-executiva da Fundação Garcia D’Ávila, Cristina Fernandes, participante do projeto, classifica o manual como “fantástico”. “Estou encantada. O conteúdo esclarece, dá ferramentas de como fazer”, destaca. A fundação desenvolve ações de preservação da Reserva da Sapiranga, na Praia do Forte (BA), em Mata de São João (BA). A região conta com um castelo medieval de 1551 tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Castelo Garcia D’Ávila.
Com tantos atrativos e o manual em mãos, Fernandes resolveu incrementar as visitas ao local. “Já contratamos uma pessoa para fazer uma visita guiada e contar histórias. Agora estamos atrás de atores para interagir com os turistas e se caracterizarem como personagens da época”, relata Fernandes. A diretora está fechando, também, parcerias com operadores e o governo local para disponibilizar veículos para levarem turistas ao local.
Além de Mata de São João (BA), o manual está sendo implementado por profissionais dos municípios de Novo Airão (AM), Aquiraz (CE), Rota Norte (DF) – Planaltina, Sobradinho e Paranoá – Sabará (MG), Nossa Senhora do Livramento (MT), Gravatá (PE), Campo Largo (PR), Nova Friburgo (RJ), Ceará Mirim (RN), Viamão (RS), Holambra (SP).
Após as ações de campo, será montado um catálogo comercial de atividades formatadas pelos profissionais dos destinos e, ainda, serão realizadas ações promocionais e seminários de divulgação do manual em todo país.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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