sexta-feira, 22 de julho de 2011

22/07/2011 14h41 - Atualizado em 22/07/2011 Sobe para 77,9 mil número de pessoas atingidas pela chuva no RS



Mais de 10 mil estão fora de casa em 21 cidades atingidas, diz Defesa Civil.
Pelo menos 7 municípios já decretaram situação de emergência.

Do G1, em São Paulo
chuvas rio grande do sul (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)Em Montenegro, moradores tiveram que ser retirados
de bote das casas (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)
Subiu para 77.901 o número de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul que tiveram prejuízos materiais, como destruição de casa ou perda de pertences.  Mais de 10,7 mil pessoas continuam fora de casa devido às inundações, segundo novo balanço da Defesa Civil gaúcha divulgado na tarde desta sexta-feira (22).
Agora, 4.286 desabrigados e outros 6.482 desalojados, diz o órgão.
Até a manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil havia contabilizado em 50 mil o número de atingidos pelas enchentes no estado.

Também subiu de três para sete o número de cidades que decretaram situação de emergência. Tiradentes, Encantado e Lajeado estão entre as com situação mais crítica.
Outros 14 municípios enviaram à Defesa Civil até o momento notificação preliminar de desastre.
Em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, o Rio Caí continua subindo e prestes a transbordar. Pelo menos 150 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e algumas foram resgatadas de barco durante a madrugada desta sexta-feira (22). As autoridades acreditam que esta seja uma cheia recorde na região do Vale do Caí.

Segundo as últimas medições da Defesa Civil, as águas, que sobem cerca de 20 centímetros por hora, estavam 5,85 metros acima do normal na localidade.

Na quinta-feira (21), a Defesa Civil já havia confirmado a localização do corpo de um agricultor de 41 anos que estava desaparecido em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele é considerado a primeira vítima das chuvas no estado e teria sido arrastado pela correnteza quanto tentava atravessar um riacho que, devido à grande quantidade de chuvas, está acima do nível normal.
Chuva causou prejuízos na cidade de Encantado (RS) (Foto: Anapaula Gotardi/VC no G1)Chuva causou prejuízos na cidade de Encantado (RS) (Foto: Anapaula Gotardi/VC no G1)
As chuvas elevaram o Rio Caí 13,15 metros acima do nível normal na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, informou a Defesa Civil do município. Desde a madrugada, as famílias que residem próximo ao rio Caí estão sendo deslocadas para a casa de familiares. O órgão avalia que o nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal.

Igrejinha também tem grande número de desabrigados e desalojados, chegando a 300 famílias (cerca de 1,5 mil pessoas). Alguns grupos isolados tiveram que ser retirados de casa por botes, com ajuda do Corpo de Bombeiros.
 

Nenhum comentário: