quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aquiraz está entre os 03 municípios mais violentos do Ceará, diz Instituto Sangari.




Três municípios cearenses comprovam a tese do Mapa 2012 de que a violência passa por um processo constante de interiorização. Barbalha, na Região do Cariri, e Itaitinga e Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trio integra a lista das 200 cidades com mais de 10 mil habitantes e os maiores índices de assassinatos do País (excluindo-se as capitais).


Barbalha teve taxa média de 66.2 mortes para cada 100 mil pessoas; Itaitinga contabilizou taxa de 52.8 para o mesmo grupo de habitantes;e Aquiraz teve 47.1 de taxa média.


No ranking nacional, as localidades ocupam as posições 62, 132 e 196, respectivamente. “A situação aqui não é boa! Cada um que procure se proteger. Tem Polícia, mas não dá jeito. A gente tem que conviver, porque a bandidagem tá no mundo”, relata Fátima Rodrigues, moradora de Barbalha há 53 anos.


Quem frequenta Aquiraz dá outro relato do município. “Pra Itaitinga é que é mais perigoso. Lá tem mais morte e rivalidade entre traficante. Aquiraz eu acho tranquilo. Me sinto segura. Saio duas da manhã do trabalho e ninguém nunca mexeu comigo”, cita Maria Marques Palmeira, moradora da Prainha.


O titular da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra, disse discordar dos índices do Instituto Sangari que compilou e divulgou os números.


Ele afirmou ter dado atenção especial à Região Metropolitana e Interior nos 11 meses em que está à frente da pasta, deslocando policiais para os pontos mais críticos. 


Nenhum comentário: