segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Flagrante em Aquiraz : PRE prende falso policial na CE-040

O acusado portava uma pistola de calibre Ponto 40, de uso restrito da Polícia, carregadores e um spray de pimenta



Clique para Ampliar
Pistola, carteira, carregadores e o spray foram achados no carro guiado pelo suspeito. A prisão ocorreu em Aquiraz 
Clique para Ampliar
Sérgio Ricardo da Silva Lima, 34, também era foragido da Justiça. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto




Uma abordagem de rotina levou uma patrulha da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) a prender um falso policial militar. O acusado foi detido, no começo da tarde do domingo, no posto de fiscalização da PR, localizado no quilômetro 32 da rodovia estadual CE-040, em Aquiraz, que liga Fortaleza aos Municípios do Litoral Leste do Ceará.


Sérgio Ricardo da Silva Lima, 34, dirigia um automóvel quando foi parado pela equipe chefiada pelo subtenente Itamar. Quando os policiais solicitaram ao guiador seus documentos, ele se identificou como sendo também um PM, e mostrou uma falsa carteira da corporação.


"Quando os policiais fizeram uma rápida entrevista com o condutor, ele começou a ficar nervoso e não deu respostas convincentes sobre onde era destacado e quem era o seu comandante", explicou à Reportagem o tenente-coronel PM Túlio Studart, comandante da PRE.


A situação ficou ainda mais complicada quando os militares decidiram fazer uma revista completa no automóvel guiado pelo suspeito.


Armado
O trabalho dos PMs acabou resultando na descoberta de que o suspeito estava armado. Dentro do carro foi encontrada uma pistola de calibre Ponto 40 (0.40), de uso restrito da Polícia, além de dois carregadores, 22 balas intactas e um tubo de spray de pimenta.


A Polícia descobriu também que o acusado era foragido da Justiça, pois tinha contra si um mandado de prisão preventiva em aberto. Ao consultar o cadastro criminal do acusado junto à Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), os policiais comprovaram que ele já respondeu pelos crimes de receptação, formação de quadrilha, falsificação de documento público e porte ilegal de arma de fogo.


Flagrante
O acusado foi levado para o plantão do 30º DP (Conjunto São Cristóvão) e autuado em flagrante. No carro, que ele estava, havia ainda duas mulheres e outro homem. Todos tiveram a identificação checada junto à Ciops mas todas não tinham nenhum registro de antecedentes criminais.


A Polícia Militar agora vai aprofundar a investigação do fato, através do seu Serviço de Inteligência, para descobrir quem teria fornecido a carteira ao acusado, bem como a origem da pistola de calibre Ponto 40.


Fonte: Diário do Nordeste

Documentário conta a luta da etnia jenipapo-kanindé


Etnia jenipapo-kanindé, de Aquiraz, lançou na última sexta, 28.10  à noite documentário produzido na aldeia.
 Vídeo retrata cotidiano e luta da etnia pela demarcação legal de seu território
2O documentário mostra a luta da etnia pela demarcação das terras  (FOTO: IANA SOARES)
O documentário mostra a luta da etnia pela demarcação das terras Foto; Iana Soares. 
Índios da etnia jenipapo-kanindé lançaram  o documentário “Os Cabeludos da Encantada”, produzido em parceria com a Prefeitura de Aquiraz. O lançamento ocorreu na aldeia da etnia, na localidade Lagoa da Encantada, em Aquiraz.

Em treze minutos de vídeo, o documentário mostra por meio de depoimentos e outras cenas o cotidiano da aldeia e a luta da etnia pela demarcação das terras onde habitam.

Juliana Alves, conhecida como cacique Irê, explica que o documentário conta passo a passo a história dos jenipapo-kanindé. “É o primeiro documentário que fazemos. Os depoimentos vêm falando muito de esperança”, descreve Irê.

Outro tema retratado no vídeo, segundo ela, é a luta recente dos professores indígenas pela formação. A aldeia tem uma instituição de ensino, a Escola Indígena da Lagoa da Encantada, que funciona nos três turnos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e com educação para jovens e adultos.

Para a cacique Irê, o documentário tem o intuito de registrar e transmitir os valores indígenas não apenas para as escolas de outras etnias. O objetivo, segundo ela, é que o documentário chegue principalmente a alunos de escolas regulares municipais e estaduais de todo o Ceará. “São valores para que se reconheça a realidade de um povo”, aponta.
 

O turismo comunitário vem ganhando importância econômica entre os índios da etnia, que foram preparados para realizar trilhas na mata e oferecer refeições aos visitantes em um local chamado de “Cantinho do Jenipapo”.

Fonte : O Povo On Line

Será que ele volta?
 O Nome do ex-prefeito Carlos Augusto (PSDB)está sendo comentado em Aquiraz como um dos Candidatos a prefeito para 2012.
No Bar do Paulo Quengão a história circula há alguns dias.
Mas a Pergunta é: Se assim for, Carlos Augusto terá o apoio de quem?
Como sabemos, dos dez vereadores atuais 8 são da base de Edson Sá e portanto o mais óbvio é que apoiarão Marquinhos.
Os outros  provavelmente vão com Guimarães.
Os donos das outras 05 vagas  que não sabemos ainda quem são, mas alguns favoritos existem, Vandinho, José Orlando, Nilton dos Pescadores, Maria Lúcia e por aí vai, votarão com quem?

E a última indagação.


Será que o Ex- iria sem nenhuma  garantia.

Acho difícil que um político experiente, da marca dele, filho de Aquiraz e duas vezes prefeito desse município  se prestasse a esse papel.

Acredito que é apenas a vontade de alguns amigos de Carlos que fomenta essa idéia.
Mas , como Não Custa Perguntar, vamos em busca  da verdade.
AGUARDEM!!!


PODEREMOS EM BREVE TER RESPOSTAS PARA ALGUMAS DESSAS PERGUNTAS!!!


Mundo chega a 7 bilhões de pessoas; confira curiosidades e números



Bebê filipina foi escolhida para simbolizar marca alcançada nesta segunda (31).
Infográfico mostra desafios do mundo diante do crescimento populacional.

Do G1, em São Paulo
18 comentários
A população mundial alcançou a marca dos 7 bilhões de habitantes nesta segunda-feira (31) por volta das 4h, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e uma pequena filipina de nome Danica, nascida em Manila, é a escolhida para simbolizar os desafios planetários de crescimento demográfico.

saiba mais




O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.
"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada a mãe da menina. Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.
"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.

domingo, 30 de outubro de 2011

Ex-presidente Lula é diagnosticado neste sábado com câncer na laringe


Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.
Por: Roberto Nascimento

O Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado um tumor localizado de laringe. Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.
Em nota, o hospital Sírio-Libanês diz que "o paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a doença atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Fonte: Ceará Agora

sábado, 29 de outubro de 2011

Dois homens fuzilados na estrada em Aquiraz

Polícia suspeita de ligação do crime com o tráfico de drogas. Em uma semana, foram quatro duplas execuções
Subiram para quatro os registros de duplos homicídios na Grande Fortaleza em apenas uma semana. Na manhã de ontem, mais duas pessoas foram assassinadas de uma só vez.
Clique para Ampliar
O fato ocorreu na localidade de Lagoa Seca, no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando os corpos de dois homens foram deixados nas margens de uma estrada estreita, de calçamento, que dá acesso ao cemitério daquela comunidade. Os cadáveres apresentavam marcas de tiros disparados com armas encostadas aos corpos das vítimas, caracterizando execuções sumárias.

Com a chegada de patrulhas da Polícia Militar ao local e a presença de familiares, foi possível a identificação dos mortos. Um deles era um adolescente, o jovem Antônio Roberto da Silva Castelo, 17, que trabalhava em um lava-jato na cidade de Itaitinga. A segunda vítima era Francisco Ednardo da Silva, 31. Ambos foram fuzilados por volta de 5 horas, segundo o supervisor do Policiamento da Capital e comandante do 5º BPM, tenente-coronel PM Francisco Souto.

Familiares de Francisco Ednardo contaram que ele foi visto vivo pela última vez na noite de quinta-feira, quando saiu de casa dizendo que ia beber com uns amigos em uma churrascaria no Centro de Itaitinga. Segundo a Polícia, ele já tinha antecedentes criminais por crimes de lesão corporal e ameaça, sendo indiciado na Lei Maria da Penha. Já o adolescente, que era conhecido pelo apelido de ´Berinho´, teria ligação com o tráfico de drogas na região.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia do Servidor:Em Aquiraz esperamos um serviço público de mais qualidade

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Em Aquiraz os servidores públicos vem gradativamente conquistando  o cumprimento de vários direitos, especialmente os servidores da Educação que já têm o seu plano de cargos e salários que também está sendo instituído  para todas as outras categorias.
O que falta ainda é  um serviço público  com mais qualidade, que  vem com a valorização do servidor pela gesstão municipal através de capacitações, palestras educativas, confraternizações que humanizem o servidor e que digam pra ele que ele é importante.
Isso estamos esperando...


Dupla Zezé e Luciano deixará de existir em 2012.

Os Irmãos tiveram um 

desentendimento.

 e Luciano diz que só ficará com

o Irmão até terminar os compromissos de agenda, até o fim de 2011.


"No ano que vem, meu irmão vai continuar carreira sozinho. Vocês serão a segunda voz dele".
Luciano diz que dupla com 
Zezé di Camargo acabou (Reprodução/TV Globo)


 A declaração, feita pelo sertanejo Luciano, em Curitiba, fez os fãs da dupla capitaneada por Zezé Di Camargo tremerem na noite de ontem.






Luciano chegou ao palco do teatro Guaíra, atrasado. Antes dele, Zezé havia iniciado sozinho a apresentação, num tom de desabafo. "Não vou ficar duas, três horas explicando a ausência do Luciano. Vocês vieram aqui para se divertir. Depois, a gente resolve o resto", disse, dando a entender que houve um desentendimento antes da apresentação.

A equipe que trabalha com a dupla confirma a briga, mas nega a separação da dupla. "A história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, têm seus desentendimentos. A dupla continua! Equipe ZCL", diz mensagem postada no perfil oficial da dupla no Twitter.

O assunto foi o tema mais comentado na rede de microblogs no fim da noite de ontem.
Se o fim da Dupla se confirmar  é o fim de  22 anos de parceria, já que eles estão cantando juntos desde 1991, quando  estourararam com o hit "É o Amor, música composta por Zezé".

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nova Avenida Nossa Senhora de Lourdes: só falta o Asfalto, mas Machuca pede Água!

Está ficando muito boa a Nova Avenida Nossa Senhora de Loudes , ligando o Centro de Aquiraz à Ce040.






Só Estamos  Sentindo Falta do Asfalto.

Certamente em breve será colocado capeamento asfáltico.

Outra obra no Centro de Aquiraz que está indo rápido é o Terminal Turístico Rodoviário.

Uma Coisa ninguém pode negar, nem os adversários Políticos: Edson Sá deixará o Aquiraz com outra Cara, valorizando o Nosso Centro, embora muito ainda falte fazer, mas esperamos que o próximo  prefeito, ou prefeita, continue esse trabalho, por exemplo, levando  água aos bairros próximos, como Machuca por Exemplo, que a 06 Km da Sede foi abastecico por Carro Pipa no Ano Passado e tudo indica que a partir de Dezembro desse ano a situação se repetirá.
É Vergonhoso para todos os que moram em Aquiraz e que amam essa terra, como eu que sou morador do Machuca e sinto na pele  o problema.
E o Machuca está a 700 metros do Lago  Katu.

A População do Machuca  pede Socorro aos  Políticos que professam defender o Povo de Aquiraz!!!


Queremos Água!!! TROCAMOS POR VOTOS!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SINSEPUMA LANÇA CARTILHA CONTRA O ASSÉDIO MORAL

O Sinsepuma, Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Aquiraz realizou  no último dia 24 de Outubro, o Lançamento da Cartilha  que faz parte  da Campanha Contra o Assédio Moral no Local de Trabalho.
A Cartilha aborda  alguns aspectos  que caracterizam o assédio Moral , bem como as orientações  necessárias no sentido de combater essa prática discriminatória.
O Ato Público aconteceu na Praça das Flores no Centro de Aquiraz, seguido de um almoço para mais de 300 servidores  nas dependências da Secretaria da Infra- Estrutura de Aquiraz, ao lado da Lagoa Central.
A Banda "Sem Preconceito", que conta com pacientes do Caps, como Participantes, animou o evento que também foi alusivo ao Dia do Servidor, que transcorre em 28 de Outubro.



Participaram do Evento, além dos servidores de Aquiraz, representantes dos Sindicatos de Itaitinga e Beberibe AMEA- Associação dos Estudantes  de Aquiraz e Associação de Mulheres de Aquiraz.