sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bica do Iguape é salvação da população e vira Lavanderia Pública

No Iguape, moradores recorrem à bica que fica na entrada do distrito de Aquiraz para conseguir água potável. É tanta procura que , muitas vezes, formam-se filas para encher baldes, garrafas e camburões .

Lavadeiras na Bica do Iguape.


Foto Kelly Freitas.



Água dos Poços é imprópria para consumo.
A água de poços utilizada pelos moradores da Praia do Iguape , é imprópria  para consumo. Segundo a população, os poços artesianos que abastecem as casas estão salgados.

Os moradores relatam que o problema acontece devido ao acúmulo de água do mar no rio que cerca o distrito. O aumento do nível de salinidade do líquido acaba atingindo também os lençóis freáticos próximos, responsáveis por alimentar os poços.

A situação afeta tanto a população ribeirinha quanto os habitantes do Centro do Iguape. A população precisa comprar água  nos estabelecimentos da região ou dirigir-se à bica que fica na entrada do distrito. A única saida para quem não pode comprar é pegar os baldes e caminhar cerca de 02 km, no mínimo até a bica, que fica na entrada da Praia do Presídio. A  demanda na Bica do Iguape é tão grande que, formam-se longas  filas para encher baldes, garrafas e camburões em meio a lavadeiras com roupas espalhadas, gente tomando banho e  carroceiros enchendo dezenas de vasilhames para abastecer o centro do distrito, evidentemente cobrando pelo serviço.

Todos os moradores do distrito dependem dos poços artesianos. As casas não possuem sistema de abastecimento nem saneamento básico fornecido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Contrato
A Cagece alega que integra a concessão de água do município de Aquiraz, mas o contrato com não inclui o Iguape. Segundo a assessoria, as obras para a instalação do sistema de tratamento de água não foram de responsabilidade da empresa.

O secretário adjunto da Secretaria de Infra-Estrutura e Recursos Hídricos de Aquiraz, Napoleão Leite, afirmou que a Prefeitura irá averiguar o problema. Leite destacou que existe a intenção do governo do Estado em levar os serviços da Cagece ao Iguape, mas nenhuma ação foi consolidada.



Vale lembrar que solucionar, ou pelo menos minimizar o problema da escassez de água encanada no município é questão de honra para o prefeito atual do município, Antônio Fernando Guimarães.

Em entrevista ao nosso blog  em pelo menos 03 ocasiões o prefeito disse estar bastante preocupado com o sofrimento da população  nesta questão e até fez um pedido de público no último dia 17 de janeiro ao Governador em exercício, Domingos Filho, por ocasião das comemorações do Dia do Ceará em Aquiraz 
Na Ocasião o prefeito disse" Governador, ajude-nos a resolver o problema de falta d água  dos nossos munícipes".
Domingos Filho, no entanto deu uma resposta não satisfatória e até indelicada naquele momento, ele disse "O Problema de água não é só de Aquiraz".

NOTA DO BLOG: TEMOS CERTEZA PORÉM QUE O ATUAL PREFEITO QUER HONRAR SUA PALAVRA E FARÁ TODO O POSSÍVEL PARA DAR UMA RESPOSTA POSITIVA, TRAZENDO SOLUÇÕES AO POVO QUE O ELEGEU E ÀQUELES QUE NÃO VOTARAM NELE TAMBÉM, POIS COMO ELE SEMPRE DIZ, "SOU O PREFEITO DE TODOS, E NÃO APENAS DOS QUE VOTARAM NO 40".
Com Informações do Dn.



Nenhum comentário: