quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aquiraz quer ficar livre da febre aftosa

A secretaria do Desenvolvimento Agrario e da Pesca – SEDAP concentra seus esforços junto a Agencia de Defesa Agropecuaria do Estado do Ceará – ADAGRI em parceria com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural - EMATERCE, na 1ª Etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa.

O lançamento da campanha ocorreu no ultimo dia 3 na cidade de Pindoretama, nesta primeira etapa, a meta é a vacinação de 93% do rebanho para que o Estado saia da zona de risco médio e alcance o status de zona livre de aftosa com vacinação. De acordo com o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, o reconhecimento deste status por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA está perto de acontecer. “Nós concluímos a nossa sorologia, com a coleta de sangue de 14 mil cabeças de gado e não foi detectada a presença do vírus no Ceará. Estamos intensificando a fiscalização dos eventos agropecuários e no trânsito de animais de produtos de origem animal para evitar que haja contaminação”, afirmou Augusto.
A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar a sede da SEDAP para declarar a vacinação. O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.
“A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água” lembrou o Secretário Vinicius Guimarães. No ultimo levantamento feito 2009 pelo Instituo de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE o rebanho bovino em aquiraz chegava a quase 20 mil cabeças.
Durante a campanha que vai até 31 de maio, os bovinos só poderão ser transportados após a realização da vacinação. O Secretário Nelson Martins- SDA se mostra confiante e espera que até o final do ano o Ceará saia da zona de risco médio para alcançar a zona livre de febre aftosa.

FONTE:

Secretaria do Desenvolvimento Agrario e da Pesca
Rua: Otoni Sá, 525 – Centro – CEP 61.700-000
Aquiraz – CE
3361.1834


Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.ce.gov.br
3361.1865

Nenhum comentário: