quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aterro Sanitário de Aquiraz deverá ser desativado

 Em  audiência Pública realizada ontem, quarta- feira, dia 23 de outubro  na  Câmara Municipal  de Aquiraz  os vereadores,  Josimar de Castro,  Ronaldo Lima , Neide Queiroz, Cláudio Diógenes, Ney Pires, Wandinho, Ritiely e Ricardson Santana defenderam o fechamento do aterro sanitário de Aquiraz, localizado no Bairro Machuca.

 
 Estiveram Presentes, além dos vereadores, o representante do Ministério Público, promotor Sebastião Cordeiro, Carlos Alberto Júnior, da SEMACE, Napoleão Filgueiras, Sercretário adjunto de Infra- estrutura de Aquiraz, Thiago da Ponte, Secretário adjunto de Meio- Ambiente de Aquiraz, Francisco Edvaldo Sousa Silva,  Presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Machuca  e Lideranças Comunitárias daquela localidade, entre elas; Jesus Miguel, Airton, Sr. José Arteiro, Jorge Guimarães e este Jornalista, que também é morador do Machuca

Nenhum diretor da  empresa MARQUISE, que operacionaliza o aterro  compareceu e nem justificou a ausência de um representante.
 O Vereador Ronaldo Lima, do PT disse que a MARQUISE vem descumprindo todas as exigências que a SEMACE, fez nos últimos anos para a regularização das condições operacionais do aterro e portanto há de se empreender todos os esforços necessários para o  fechamento do aterro.

Já o Dr. Sebastião Cordeiro, promotor que trata da proteção da população das questões ambientais em Aquiraz, disse que já está instaurado um procedimento administrativo para avaliar as denúncias já existentes contra o aterro e se ficar comprovado que a população está sofrendo prejuízos pelo funcionamento do aterro, não restará outra alternativa a não ser desativá-lo, porém para isso se faz necessário ações efetivas por parte do município para conseguir um local adequado para a instalação de um novo aterro, que deve ficar a pelo menos 04 quilômetros da comunidade mais próxima, além de outros parâmetros que deverão ser observados.
 

O Professor Luciano Façanha que é químico lembrou que ali há presença de ácido sulfúrico, ácido sulfurídico, ácido sulfuroso  e muitos outros metais  que se atingirem o lençol freático são muito prejudiciais.

Já Neide Queiroz falou do desrespeito por parte da Marquise, ao não comparecer à reunião  e lembrou que o que mais importa é as autoridades de Aquiraz defenderem  a população na questão de preservar a saúde pública, já que a empresa que detém a operacionalidade do aterro, só se preocupa em obter lucros e nada com o bem estar da população, do município de onde ela leva muito dinheiro. 


O Presidente da Câmara Josimar de Castro deixou bem claro, que fará tudo ao seu alcance para a desativação do aterro, pois além do mau cheiro, a fedentina, a poluição do ar que se espalha por cerca de 15 quilômetros na época chuvosa,  a própria SEMACE reconhece que há metais pesados na água da região onde fica a rampa,  o que pode estar causando várias doenças na população, inclusive com relatos de 04 casos de Câncer nos últimos anos, próximo ao local e  Josimar frisou várias  vezes, "Estamos Preocupados em Salvar Vidas" e não com interesses individuais.



Nenhum comentário: