sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Boa Notícia em audiência Pública: Aquiraz sediará Comando da Polícia Militar.


A reunião foi coordenada pelo vereador Ronaldo Lima do PT e contou com a presença de várias autoridades da área da segurança  entre estas estavam o capitão coronel Carlos ribeiro diretor do  comando de polícia metropolitano da PM, capitão George comandante do Ronda do quarteirão, capitão J. Júnior, responsável pelo comando do décimo quinto batalhão da polícia militar e o inspetor Francisco Eudes que está respondendo interinamente pela Delegacia de Polícia Civil de Aquiraz.

 

 Representantes de várias comunidades também estiveram presentes e falaram sobre a problemática.
Antônio José da Costa, o Antonio Quilombola, representante da Chácara da Prainha, onde ocorrem a maioria dos crimes em Aquiraz, disse que faltam políticas públicas para as pessoas de baixa renda, Socorro Barros, do Porto das Dunas destacou como deficiências a falência das famílias e falência do estado em   tais famílias, Jorge Guimarães, representando a comunidade do Machuca  colocou a necessidade de educação moral, já que ele disse que as crianças não respeitam mais os pais, professores e passam a não respeitar nem mesmo as autoridades constituídas, como a polícia,quando se tornam pré adolescentes.
 Pelo município participaram dos debates, os vereadores Ronaldo Lima e Airton Assunção, Cel. Evandro, comandante do  DEMUTRAN, Julio César, chefe da guarda municipal  e Capitão Barbosa, chefe da fiscalização dos agentes de trânsito do município.
O vereador Ronaldo citou dados preocupantes relacionados com a violência em Aquiraz, entre eles o total de mortes por homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, Aquiraz ocupa o quinto lugar em todo o estado, 49, de janeiro a agosto deste ano, uma média de 6 mortes por mês.
O Crime de furto de veículos também tem feito muitas vítimas, pois foram 109 no mesmo período, seguido de 30 furtos a pessoas.
 O Coronel Carlos Ribeiro conclamou a população a juntar-se aos órgãos de segurança no combate ao crime, já o inspetor Fco. Eudes disse que a culpa é da polícia, porém os aparelhos de segurança da polícia civil estão sem equipamentos para dar uma resposta aos bandidos, Aquiraz tem apenas 02 investigadores, a delegacia está caindo aos pedaços e o resultado é que desses crimes de morte, ninguém está preso.
O Capitão George do Ronda disse que não está preocupado com os bandidos que estão morrendo não, está preocupado é com os crimes contra o cidadão, pois quase 100% dos crimes de homicídio em Aquiraz são guerras pelo tráfico ou eliminação de viciados pelo não pagamento de dívidas de consumo de drogas. Ele disse: “Esses não fazem falta à sociedade, são na verdade a descarga da sociedade”.
 Já Gustavo Câmara, morador do Centro de Aquiraz elogiou a iniciativa do Ronda do Quarteirão por está se posicionando em pontos estratégicos do Centro Comercial de Aquiraz, visando coibir furtos e outros crimes contra a pessoa.
O vereador Airton Assunção gritou e pediu socorro para o distrito de Justiniano de Serpa, pois disse que a insegurança por lá é total, pois não há Ronda, não há polícia Civil, não há nada que possa inibir a prática de roubos, assassinatos e outros delitos frequentes em sua localidade e defendeu a criação de postos policiais nos distritos.
 No Final o vereador Ronaldo, que propôs a audiência, se disse satisfeito e feliz com o avanço nas discussões e o anúncio feito  pelo Coronel  Carlos Ribeiro de que  Aquiraz vai ser sede do Comando de Polícia Metropolitano, do Comando do Ronda do Quarteirão e de um pelotão da PM.
Segundo, Julio César chefe da Guarda Municipal, o prefeito Guimarães está dando total apoio, inclusive alugou um prédio e está adequando para que estes equipamentos que contribuirão para uma maior sensação de segurança sejam instalados em Aquiraz, o mais breve possível.

 O ­­Coronel finalizou dizendo “Vou deixar  mais um recado, um pedido, uma súplica à população:”Não vamos permitir que a cultura  da insegurança e do medo nos dominem, é isso que a bandidagem quer, que todos fiquemos aterrorizados e aí eles tomarão conta de tudo, não vamos deixar isso acontecer, vamos resistir e a vida tem que continuar, o bem tem que prevalecer e vai prevalecer sobre o mal”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Problema agora que muito diniero pra aquiraz centro existe cameras e..., mas onde crime acontece no município de aquiraz falta de policia; guarda municipal e outro agentes. Porque aquiraz centraliza seguranca quanda descentralização e melhor . Cada bairro com delegacias de segurança com um policia civil, policais militares e guarda municipal junto com ronda melhorara muito.