sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Governador Cid Gomes Inaugura UPA de Aquiraz e Eusébio.

Em solenidade que aconteceu nesta quinta- feira, dia 10 de outubro, o governador Cid Gomes inaugurou mais uma unidade de pronto atendimento – UPA, numa parceria entre  governo do estado e os municípios de Aquiraz e Eusébio

A  Unidade de Urgência e Emergência fica no Eusébio, porém a gestão está sob a responsabilidade do governo do  estado com a participação dos 02 municípios.
Estiveram presentes, o governador Cid Gomes, o Secretário de Saúde, Ciro Gomes, os Deputados João Ananias, Dedé Teixeira, Edson Silva, e Zezinho Albuquerque, Presidente da Assembleia Legislativa  do Estado do Ceará .

Dos 02 municípios, compareceram o Prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Guimarães e o prefeito do Eusébio, Júnior do Acilon, acompanhados dos seus respectivos secretariados.
O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes explicou que a UPA tem o objetivo de atender sem fila de  espera, sendo o paciente classificado pela gravidade  e vai ajudar a diminuir a superlotação dos hospitais de emergência da região. Ciro pediu desculpas à população de Aquiraz, quando disse que não foi o governo do estado que desvalorizou o povo de Aquiraz, foi o ex- prefeito quem fez um acordo com o Governo do Estado para a UPA ser instalada no Eusébio.


Já o governador Cid  disse que  sua meta é transformar o Ceará num dos melhores pólos de saúde  pública do Brasil e lembrou que as UPA’S  são um grande avanço  neste sentido, pois humaniza o atendimento, melhorando a qualidade da saúde pública no estado.



O Prefeito de Aquiraz, Guimarães,  lembrou que é um auxílio muito  grande em que o governo do estado estende a mão para os dois municípios e que embora a UPA esteja instalada em Eusébio, pertence também ao município de Aquiraz,  já que foi um acordo feito pelo administrador de Aquiraz em 2008, que o município participaria da gestão da unidade, como forma de consórcio entre o governo estado e os 02 municípios.

.
Guimarães disse ainda que acha estranho que a unidade não tenha sido construída no Aquiraz, até pela dimensão territorial e pela população que é bem maior.
No entanto, o gestor de Aquiraz deixou claro que vai acatar a decisão do Governador  e vai colaborar para o funcionamento, porém  lembrou que o ideal para a população de Aquiraz é ser atendido dentro do hospital  do município.
Sobre Ciro Gomes como secretário de saúde do estado, Guimarães disse que  acredita que com sua experiência, Ciro impulsionará  a saúde do estado.
Já o secretário de saúde de Aquiraz, Dr. Willames Freire, disse que embora Aquiraz esteja nessa parceria, é na verdade um complemento para o atendimento à população de Aquiraz, já que o que o prefeito Guimarães quer e já está tomando providências para isso é reconstruir o hospital de Aquiraz  duplicando o setor de emergência para que possa bem atender à população.

Nenhum comentário: