sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Coelce inaugura posto de coleta com energia solar em Aquiraz


PRIMEIRO NO ESTADO

Foi inaugurado no final da tarde desta sexta- feira, dia 20.  em Aquiraz, o primeiro ponto de coleta do Ecoelce com sistema solar fotovoltaico próprio. O programa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) propõe a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz. O sistema é composto por duas placas de 140 watt cada, um inversor de 300 watt e uma bateria de 150 ampère-hora. 


Segundo o coordenador geral do Ecoelce, Odailton Arruda, a composição é suficiente para abastecer a unidade diariamente. "O posto tem um consumo pequeno. Há uma balança para pesar os resíduos; uma máquina POS e uma lâmpada, que é acesa quando necessária".

Em caso de mudança climática, a capacidade de armazenamento permite que o posto permaneça autossuficiente por até dois dias de nublados, explicou Odailton Arruda.

Ampliação

O coordenador do programa declarou que há a possibilidade, e intenção, de expandir o sistema para as outras unidades existentes no Ceará. "Será analisado durante um ano a eficiência para ter uma conclusão de ter a viabilidade para outros pontos", adiantou ainda.

A implantação do sistema para captação de energia solar custaria, em cada ponto, R$ 6,5 mil. A construção das unidades giram em torno de R$ 12 mil.

No Estado, atualmente, existem 82 pontos de coleta de lixo reciclável da Companhia. Destes, 23 são fixos e o restante são unidades móveis. Além de Fortaleza, os postos estão distribuídos nos municípios de Maranguape, Capistrano, Cariré, Sobral, Granjeiro, Caririaçu, Hidrolândia, Pacajus e Reriutaba.

Programa

Para aderir ao Ecoelce e trocar resíduos recicláveis por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar o cartão do programa se cadastrando, com a conta de energia elétrica em mãos, em um dos postos de coleta do programa. Com o cartão, o cliente pode levar o resíduo ao posto de coleta e registrar os bônus para a próxima fatura.

O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, o cartão é passado numa máquina e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. O desconto já deve ser contabilizado na fatura posterior, de acordo com informações da Coelce.

A empresa esclareceu ainda que, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
FONTE:DN

Nenhum comentário: