sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vereadores de Aquiraz serão mais cuidadosos na doação de terrenos a empresários.

A Câmara Municipal de Aquiraz ficará mais rigorosa na hora de  aprovar a doação de terrenos para instalação de empresas no município.
Na última terça, 28 de maio os vereadores discutiram amplamente o assunto e chegaram à conclusão que muitos empresários conseguem terrenos e não instalam  as empresas, ficando de posse desses imóveis que poderiam ser úteis ao município.

O Vereador Maurício Matos foi enfático e disse que ele mesmo já cometeu erros ao votar em projetos que para beneficiar empresários, exigiam o fechamento de ruas, porém agora está mais experiente e mais cuidadoso e analisará minuciosamente antes de votar.
Os outros vereadores acompanharam o raciocínio de Maurício e concordaram que realmente deve haver esse cuidado.
O Vereador José Airton disse que as empresas chegam com a alegativa de que irão gerar tantos empregos, mas na prática isso muitas vezes fica só na falácia e como exemplo citou o caso de uma empresa de informática instalada ao lado da Casa Amarela, que segundo ele, mesmo ganhando um terreno, no coração da Cidade de Aquiraz, nem o porteiro é de Aquiraz.
Eles discutiram também a possibilidade de tentar reaver na justiça estes terrenos que não foram utilizados para os fins para os quais foram doados.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vereador Ney apoia reivindicações das Comunidades Chácara e Jacundá.

O Vereador Ney Pires deu total apoio aos moradores  das comunidades de Chácara da Prainha e Jacundá que foram à Câmara na última terça dia 28.
Ney disse que as comunidades  estão de parabéns por trazer suas demandas até a Câmara, pois na função de fiscalização do legislativo, os vereadores precisam estar a par dos problemas que afligem  a população e dessa forma a contribuição em trazer essas questões é muito importante.
Ele pediu ao executivo na sua fala que seja suprida com a máxima urgência um novo médico para a Comunidade de Chácara da Prainha, já que Dr. Emanuel atingiu a idade limite de 70 anos e teve que se aposentar.
Solicitou ainda solução para o problema da falta d água para os moradores do Jacundá.

Ney também  recebeu muito bem o grupo de assistentes sociais que se fez presente à Câmara, reivindicando maior valorização da classe que atualmente tem um salário- base de apenas 1.000 reais.
O Vereador  reconhece que com mil reais para um funcionário de nível superior fica inviável a população ter um serviço  a contento.
Ney Pediu ao líder do prefeito na Câmara, vereador Maurício  Matos que levasse essas questões com a máxima urgência ao Gestor Maior do Município prefeito Guimarães.
Ele fez  um convite para que a população venha acompanhar na próxima sessão a votação de matéria do executivo que criará mais 20 cargos no município.


Operação do MP prende quadrilha por fraudes em São Gonçalo do Amarante.

Uma megaoperação desencadeada, na manhã de ontem, pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o apoio de dezenas de policiais civis, deu cumprimento à maior quantidade de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos, de uma só vez, pelo Judiciário cearense no combate ao crime de desvio de verbas públicas. A operação, batizada de ´Vil Metal´, aconteceu na cidade de São Gonçalo do Amarante (55Km da Capital).

 FOTO: NATINHO RODRIGUES
Na manhã de ontem, dezenas de policiais civis cercaram a cidade de São Gonçalo do Amarante, revistaram casas, empresas e órgãos públicos

No total, 62 ordens judiciais para detenção de implicados no golpe e devassa contábil em residências, sedes de empresas e de órgãos públicos, e escritórios de assessorias jurídica e financeira.

As investigações realizadas nos últimos meses pelo MP teriam constatado que as fraudes somariam cerca de R$ 3,5 milhões, causando prejuízos aos cofres municipais.

Entre os investigados e presos durante a operação estão o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Ramos de Araújo Júnior, que teria se beneficiado das fraudes em bloco; e o ex-tesoureiro da Prefeitura, Wagner Araújo de Farias. Ambos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça no dia 21.

Coletiva

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, em entrevista à Reportagem na noite passada, até por volta de 21h30, 25 das 28 pessoas que tiveram a preventiva decretada já haviam sido detidas.

Hoje, o Ministério Público deverá dar detalhes de toda a ação, em entrevista coletiva marcada para as 9 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Centro.

Em nota oficial distribuída à Imprensa, ainda na manhã de ontem, a Assessoria de Comunicação Social da PGJ explicou que a operação poderá se estender por outros Municípios cearenses (sem citá-los), e tem como objetivo, "o enfrentamento aos crimes contra a administração pública, desvio de recursos públicos, ´lavagem´ de dinheiro, evasão de divisas e contratos licitatórios fraudulentos".
FONTE: DN

Ceará decreta estado de emergência em Aquiraz e mais 174 municípios.



Dos 184 municípios cearenses, 175 tiveram estado de emergência decretado pelo Governo do Estado, em virtude da seca. A informação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado e inclui o município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O decreto é válido por 180 dias. Após o prazo, uma nova avaliação dos danos provocados pela estiagem é realizada.


De acordo com o tenente Aluísio Freitas, gerente do Núcleo de Minimização de Desastres da Defesa Civil Estadual, a situação é uma continuação do quadro de estiagem identificado ainda em 2012. Por isso, ele explica, desde então, nenhum município teve o estado de emergência revogado. “Até agora ninguém saiu e, segundo as previsões, é provável que isso não ocorra. O quadro com chuvas abaixo da média continua e tende a se agravar durante o segundo semestre”, afirma.

Em entrevista a TV Diário, sobre o estado de emergência,Vinícius Guimarães, Coordenador da Defesa Civil do Município de Aquiraz, garante que o município receba benefícios de resposta à seca concedidos pelos governos estadual e federal, como bolsa estiagem, carros pipa, instalações de poços entre outros. “A situação é realmente crítica por conta dessa seca prolongada, já estamos no segundo ano de estiagem e por isso, é importante que o município receba essa ajuda”, diz.

Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Pesca
Rua: Otoni Sá, 525 – Centro – CEP 61.700-000
Aquiraz – CE
3361.1834

FONTE:


Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.ce.gov.br
3361.1865

Sessão da Câmara de Aquiraz recebe moradores do Jacundá e Chácara da Prainha.

Uma  comissão de moradores da localidade de Jacundá esteve na Câmara municipal neste terça, 28, reivindicando água para aquela comunidade.
Segundo eles, tem água no posto de saúde, porém não para  a população.
Na chácara da prainha a falta de médico no PSF é o que mais preocupa.
Os vereadores elogiaram a iniciativa dos moradores e disseram que eles dão exemplo para outras comunidades que deverão realmente trazer seus anseios para quem pode e deve resolvê-los, que é o poder público.
Os vereadores se sensibilizaram com a  causa e disseram que tudo farão para intermediar junto ao prefeito Guimarães a solução urgente  para os  problemas.
O Representante dos moradores, Márcio Ferreira,  falou ao nosso blog e disse que muitas promessas já foram feitas por administrações anteriores de melhorar avida da população do extenso bairro do Jacundá, porém quase nada foi feito pela comunidade.


terça-feira, 28 de maio de 2013

De Olho no Esporte com Nilton de Castro- Exploração ao torcedor

Cambistas virtuais esquentam mercado paralelo e chegam a 

vender ingressos no Castelão a R$ 2 mil.







Uma das práticas mais comuns em grandes eventos, dentro e fora do Brasil, já começa a atingir os torneios internacionais que o País receberá nos próximos anos. Faltando apenas dois dias para o início da retirada dos ingressos para a Copa das Confederações, o blog Diário na Copa, do Diário do Nordeste, apurou que há sites, não autorizados pela Fifa, revendendo os tíquetes para a competição.

A Fifa alerta que é proibida a venda ou o repasse de bilhetes sem autorização

Uma das páginas visitadas pelo blog chega a revender ingressos por até R$ 2 mil. No site, o bilhete Categoria 1 para o jogo Brasil x México, marcado para o dia 19 de junho, na Arena Castelão, em Fortaleza, que é oficialmente vendido por R$ 228, tem uma valorização de 777%.

Foto: Waleska Santiago

Ainda para a partida entre brasileiros e mexicanos, os ingressos da Categoria 2, que custam R$ 143, chegam a ser vendidos por R$ 1.400; os de Categoria 3, que valem R$ 114, são vendidos por R$ 977,50.

Absurdo ainda maior é encontrado no segundo jogo em solo cearense, entre a atual campeã do mundo, Espanha, e a campeã africana, Nigéria. Lá, verifica-se a disponibilidade de tíquetes Categoria 4. Os bilhetes deste grupo são destinados exclusivamente para estudantes, idosos, obesos, portadores de deficiência e beneficiários do Bolsa-Família.

Alerta
A venda sem o aval da Fifa é proibida e, portanto, há risco de prejuízo e aborrecimento para quem adquiri-los, além da grande possibilidade de ser barrado no estádio ou sequer conseguir retirar os ingressos.

Por telefone, a Match Services, única empresa credenciada pelo Fifa Ticketing Centre (FTC) para vender ingressos, informou que a ação de outras empresas ou particulares em revender ingressos sem a autorização da entidade é contra a lei.

"É furada. É golpe, não é permitido. Os assentos serão marcados e os ingressos virão com o nome dos compradores", informou o representante da empresa. Já no site da Fifa, a entidade afirma que "é proibido colocar à venda, revender, doar, ou transferir entradas de qualquer outra forma sem o consentimento prévio e por escrito da Fifa".
Fonte: DN

Prefeitura convoca 30 candidatos aprovados em concursos




A Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Administração (Sead) considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2009, de 30 de outubro de 2009, homologado em 07 de abril de 2010 e 02 de junho de 2010 e Concurso Público Municipal 001/2011, de 26 de setembro de 2011, homologado em 16 de janeiro de 2012.

Ao todo, 30 pessoas estão sendo chamadas, pertencentes a dez áreas diferentes. Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 3 e 4 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos de seus documentos.

Os convocados são pertencentes às seguintes áreas:
Agente administrativo (10 vagas), Enfermeiro PSF (5 vagas), Professor de educação básica (1), Assistente social (1), Dentista (5), Nutricionista (1), Educador físico (2), Farmacêutico (2) e Médico (2).

O ato executivo também está sendo veiculado na edição desta terça-feira do Jornal O Povo.
Os candidatos do edital de convocação de Nº 06 deverão apresentar documentação entre dias 03 e 04 de junho (segunda e terça-feira). O edital de convocação de Nº 07 deverá comparecer com a documentação exigida dias 05 e 06 de junho (quarta e quinta-feira) e laudo médico expedido pela Medicina do Trabalho. Caso contrário, perderão o direito a nomeação. A Secretaria de administração fica na Virgilio Coelho, 102 bairro centro.

Veja os editais:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 006/2013

PREFEITO MUNICIPAL DE AQUIRAZ, no uso de suas atribuições legais, considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2011, de 26 de setembro de 2011, homologado em 16 de janeiro de 2012.

RESOLVE:

Convocar os servidores, CLASSIFICAVEIS, citados na relação abaixo, para confirmação de interesse em assumir as vagas para as quais foram aprovados. O não comparecimento do candidato convocado no prazo supracitado implicará na eliminação automática do concursado e, portanto a perda do direito quanto à vaga.

RELAÇÃO DE CLASSIFICAVEIS

N. Ordem
NOME
CLASSIFICAÇÃO
CARGO
CARGA HORÁRIA
1           
RICARDO JOSE REIS
60º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
2           
ADRIANA DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
61º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
3           
MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA LIMA
62º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
4           
ANTONIO OZIEL CARNEIRO DE OLIVEIRA
63º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
5           
CLEYDSON CAETANO
64º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
6           
DIEGO MARADONA CEZARIO
65º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
7           
ANTONIA JEANE DE FREITAS SANTOS
66º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
8           
FRANCISCO GOMES CASTRO
67º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
9           
GLEICIANE ASSUNCAO SILVA
68º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
10        
LARISSA NUNES IBIAPINA GONDIM
69º CLASSIFICAVEIS
AGENTE ADMINISTRATIVO
40H
11        
JOSELISA ALVES CAMELO
3º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
12        
RODRIGO VINICIUS RAMOS SILVEIRA
4º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
13        
FRANCISCA VALERIA CARLOS FAMA
5º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
14        
ALESSANDRA COUTINHO SOUSA AGUIAR
6º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H
15        
TAGLIANNE RIOS RODRIGUES
7º CLASSIFICAVEIS
ENFERMEIRO PSF
40H


Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 3 e 4 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos dos seguintes documentos:

1.    Fotocópia autenticada da certidão de nascimento e/ou da certidão de casamento;
2.    Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, bem como certidão de quitação eleitoral;
3.    Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista para o candidato do sexo masculino;
4.    Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
5.    Fotocópia autenticada do Cartão do CPF;
6.    Fotocópia autenticada do Registro PIS/PASEP;
7.    Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do curso exigido;
8.    02 (duas) fotografias 3x4 recentes;



EDITAL DE CONVOCAÇÃO 007/2013

PREFEITO MUNICIPAL DE AQUIRAZ, no uso de suas atribuições legais, considerando o resultado do Concurso Público Municipal 001/2009, de 30 de outubro de 2009, homologado em 07 de abril de 2010 e 02 de junho de 2010.

RESOLVE:

Convocar os servidores, CLASSIFICADO E CLASSIFICAVEIS, citados na relação abaixo, para confirmação de interesse em assumir as vagas para as quais foram aprovados. O não comparecimento do candidato convocado no prazo supracitado implicará na eliminação automática do concursado e, portanto a perda do direito quanto à vaga.

 

RELAÇÃO DE CLASSIFICADO E CLASSIFICAVEIS


N. Ordem
NOME
CLASSIFICAÇÃO
CARGO
CARGA HORÁRIA
1           
ANTONIO CARLOS LOPES PIMENTA
10º CLASSIFICAVEL
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BASICO - EDUCAÇÃO FISICA
40H
2           
ELIZABETE MOTA PESSOA
20º CLASSIFICAVEL
ASSISTENTE SOCIAL
20H
3           
ANALÍS RODRIGUES FARRAPO
17º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
4           
DIEGO MENDONÇA LIMA
18º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
5           
IGOR ROCHA PESSOA
19º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
6           
ADÁLIA SAMARA GADÊLHA DE HOLANDA
20º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
7           
ELCIANA MARIA MUNIZ PEDROSA
21º CLASSIFICAVEL
CIRURGIAO DENTISTA- PSF
40H
8           
SHERIDA DA SILVA NEVES
2º CLASSIFICAVEL
NUTRICIONISTA
20H
9           
DANILO MAGALHÃES LUCINO
1º CLASSIFICAVEL
EDUCADOR FISICO
20H
10        
ANDRE LUIS PAIVA FARIAS
2º CLASSIFICAVEL
EDUCADOR FISICO
20H
11        
RAQUEL ARANHA VIEGAS
5º CLASSIFICAVEL
MEDICO OBSTETRA
20H
12        
FRANCISCO BRUNO NOGUEIRA CRUZ
1º CLASSIFICADO
MEDICO TRAUMA ORTOPEDISTA
20H
13        
JARDEL LIMA DE MACEDO
3º CLASSIFICAVEL
FARMACEUTICO
20H
14        
MARIA EDUARDA PEREIRA CORREA
4º CLASSIFICAVEL
FARMACEUTICO
20H


Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Administração e Coordenação da Prefeitura Municipal de Aquiraz, localizada na Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, nos dias 5 a 14 de junho de 2013, das 8:00 às 11:30 e de 13:00 às 16:30 horas, munidos dos seguintes documentos:

1.    Fotocópia autenticada da certidão de nascimento e/ou da certidão de casamento;
2.    Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, bem como certidão de quitação eleitoral;
3.    Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista para o candidato do sexo masculino;
4.    Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
5.    Fotocópia autenticada do Cartão do CPF;
6.    Fotocópia autenticada do Registro PIS/PASEP;
7.    Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do curso exigido;
8.    02 (duas) fotografias 3x4 recentes;
9.    Fotocópia autenticada do comprovante de residência atual (água, energia ou telefonia);
10. Certidão de antecedentes criminais emitida pela Secretaria de Segurança Pública;
11. Fotocópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação para o cargo de motorista;
12. Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento dos filhos que possuir;
13. Fotocópia autenticada da Carteira do Registro do Conselho para os cargos de nível superior;
14. Certidão Negativa do Registro do Conselho para os cargos de nível superior.


PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ, neste Estado do Ceará, 28 de maio de 2013.
Fonte; www.aquiraz.ce.gov.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Seminário de elaboração do plano plurianual – PPA de Aquiraz




Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a partir das 8 horas, na Escola Profissionalizante Alda Façanha (Av. N.S. de Lourdes, s/n - em frente a Secretaria do Trabalho e Assistência Social) a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento realiza o Seminário para Elaboração do PPA – Plano Plurianual para gestores públicos e toda população interessada. O PPA tem a função de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas que devem ser executadas para os próximos quatro anos, sendo o documento mais importante no planejamento da cidade, pois é com base nele que se elaboram o Orçamento Municipal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Tudo que vai ser gasto e investido tem que está previsto no PPA, desde a construção de um hospital, creches, escolas, obras de saneamento básico e acesso a água, transporte, habitação, enfim, tudo deve está previsto no PPA. Entenda o que é e como se elabora o PPA e contribua para fazer de Aquiraz uma cidade Feliz de se viver.


Rua João Lima, 259, Centro
Aquiraz/Ce - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1813
E-mail: seplan@aquiraz.ce.gov.br
Fonte;www.aquiraz.ce.gov.br

Decisão do TCM levará processos à prescrição


Pela resolução, muitas contas de gestores cearenses deixarão de ser examinadas em razão do prazo definido
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), durante a sessão plenária de ontem, aprovou uma resolução que altera dispositivos da Lei Orgânica do órgão e estabelece prazo de cinco anos para prescrição de contas de gestores públicos. A decisão segue o que prevê a Emenda Constitucional número 76, de autoria do deputado Tin Gomes (PHS), aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo estadual. A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado e encaminhada à Assembleia Legislativa, onde vai tramitar como projeto de lei, após o acatamento da Mesa Diretora do Poder Legislativo estadual.

FOTO: ALEX COSTARelator Ernesto Saboia não aceitou as observações feitas no debate, alegando que o documento foi aprovado com o acordo de todos os conselheiros 
A emenda constitucional apresentada pelo deputado Tin Gomes, no segundo semestre do ano passado, só foi aprovada após uma substancial mudança na sua redação em razão do amplo debate que ela proporcionou, já que beneficiará a muitos gestores cearenses devido à lentidão do próprio TCM no julgamento dos processos.

As alterações propostas à Lei Orgânica do TCM dizem respeito não apenas à questão da prescrição, mas também admitem recurso de revisão para a decisão que julgar em definitivo os processos de Contas de Gestão e de tomadas de contas especiais.

Ressarcimento

Também foram acrescentada as hipóteses de admissão de recurso de revisão, quando houver erro de procedimento que tenha suprimido o exercício do contraditório e da ampla defesa, gerando a nulidade absoluta do processo do interesse de qualquer gestor municipal cearense, cujas contas estejam sendo examinadas pelo Tribunal.

Sobre a questão da prescrição do prazo da pretensão punitiva, diz o dispositivo que "não incide prescrição quanto às apurações relativas à verificação de dano ao erário e seu ressarcimento, nos termos do art.37, § 5º, da Constituição Federal, de forma que a prescrição da pretensão punitiva não impede o exercício do controle externo pelo Tribunal (de Contas) para a apuração de dano ao erário".


Para o presidente do TCM, Francisco Aguiar, a prescrição a ser estabelecida não é como muitas pessoas imaginavam, dizendo que ia beneficiar todos os gestores. Ele não descarta a possibilidade de alguns serem beneficiados, mas para a maioria vai ser pior porque a cada recurso interposto o prazo começa a contar novamente. Poderão ser beneficiados os gestores que estiverem com processos em tramitação há vários anos.

Julgamentos

Durante a sessão de ontem, foram emitidos pareceres desfavoráveis a aprovação das contas de governo de Francisco Ernane Peres Lima na prefeitura de Catunda, exercício 2010; de Otacílio Bezerra Menezes na prefeitura de Iracema, também em 2010 e; de Agenor Manoel Ribeiro na prefeitura de Selitre, e 2008. Abertura de créditos adicionais sem respaldo legal e a não inscrição na dívida ativa dos municípios foram os motivos que justificaram os pareceres pela desaprovação das contas destes prefeitos. Receberam parecer favorável as contas de governo de João Ribeiro Barroso na prefeitura de Itapipoca no exercício de 2008.
 FONTE:DN

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SAIU NO G1- PEDESTRE MORRE ATROPELADO AO TENTAR ATRAVESSAR BR EM AQUIRAZ, NO CEARÁ.




Condutor do carro não prestou os primeiros socorros e fugiu do local.

Do G1 CE
Um homem morreu atropelado no início da manhã desta quinta-feira (23), em Aquiraz, a 24 Km de Fortaleza.

 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o pedestre tentou atravessar a BR-116 na altura do quilômetro 29, quando um veículo atingiu e matou o pedestre. 

Ainda segundo a PRF, o condutor do carro não prestou os primeiros socorros e fugiu do local do acidente.


Aquiraz em estado de emergência



Dos 184 municípios cearenses, 175 tiveram estado de emergência decretado pelo Governo do Estado,   em virtude da seca.
 A informação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado e inclui o município de Aquiraz. O decreto é válido por 180 dias. Após o prazo, uma nova avaliação dos danos provocados pela estiagem é realizada.
FONTE: O POVO.

STAS aprova projetos que beneficiam Idosos e pessoas com deficiências



Em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará– STDS a prefeitura de Aquiraz através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – STAS, deu um grande passo para a equidade e oportunidade a dois grupos bastante carentes; Idosos e pessoas com deficiências
O município de Aquiraz aprovou, junto à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará– STDS, através de edital de seleção pública, dois projetos importantíssimos em dois setores bastante carentes; para idoso e pessoas com deficiências.
O primeiro visa formar um coral com idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. O outro tem como objeto a reforma do CRAS Prainha, visando promover a acessibilidade do equipamento.
O Projeto Cantar e Encantar na Melhor Idade atenderá 100 idosos. O valor total do projeto é R$ 21.998,90. Já o projeto Acessibilidade Garantida é de R$ 15.780,89.

Secretaria do Trabalho e Assistência Social – STAS
Rua N. Senhora de Lurdes, S/N
Aquiraz/CE – CEP 61.700-000
3361.1824
assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br

FONTE:

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
3361.1865
ascom@aquiraz.ce.gov.br

Ney Pires atende a população

O Vereador Ney Pires faz questão de conversar com todos os que o procuram após as sessões da Câmara.
O Vereador que tem buscado apresentar projetos relevantes para  a melhoria da qualidade de vida dos Aquirazenses despacha ali mesmo nos corredores do legislativo se  a conversa for rápida e se for mais demorada ele convida os  cidadãos que nele acreditam para o seu gabinete na parte superior do prédio.
Ney tem se mostrado bastante atuante e aguerrido em suas posições e embora  não sendo um vereador de oposição tem cobrado bastante do executivo, na tentativa de cumprir o seu papel de fiscal em prol do povo, quer tenham votado nele quer não.
Ney faz uma convocação geral ao povo de Aquiraz.
A Proposta dele é fechar algumas Ruas de Aquiraz num grande movimento popular em prol da cobrança  por segurança para o município que tem se tornado um dos mais violentos nos últimos  anos.
Ele disse que vai levar essa proposta  a sério e que chamará a imprensa da capital para cobrir esse grande clamor pedindo paz para Aquiraz.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Câmara de Aquiraz aprova vale alimentação e vale- transporte para todos os servidores e aumento de 8% para os professores.

Foi aprovada por unanimidade pelos 15 vereadores de Aquiraz a proposta de aumento enviada pelo prefeito Guimarães  tratando da concessão de vale refeição e vale transporte para todos os servidores do município e reajuste  de 8% nos salários dos professores.
Essa era uma reivindicação antiga dos servidores e que o prefeito Guimarães em apenas 4 meses de administração resolveu atender, como parte do programa de valorização do servidor.
A Presidente do Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Aquiraz, Rejane Freire disse que embora várias conquistas já estejam se concretizando neste governo, muito ainda falta para que o servidor tenha realmente uma condição de trabalho decente em Aquiraz.
No último dia 07 de maio a Secretária de Educação, Terezinha Holanda esteve na Câmara Municipal fazendo um resumo da situação da Educação em Aquiraz e levou a boa notícia de que 100% dos recursos do FUNDEB  serão aplicados no pagamento de salários dos servidores da Educação.




Entre outras informações ela explicou que o Prefeito Guimarães resolveu aplicar 100% dos recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Educação básica na folha de pagamento dos profissionais do magistério.
Terezinha explicou aos vereadores que este ano não houve reajuste no valor do custo anual do aluno, porém mesmo assim, o prefeito autorizou um aumento de 8% nos salários dos educadores e o pagamento dos benefícios de vale transporte e vale alimentação.
De acordo com os números apresentados pela secretária, a folha  anual de pagamento dos salários do pessoal da Educação, chegará a mais de 35 milhões de reais em 2013, enquanto a estimativa de repasse do FUNDEB é de apenas R$ 34.298.000,00, sendo necessária uma complementação de mais de 1 milhão que serão buscados pelo município, através de outras fontes de financiamento.
O Prefeito Guimarães disse que o reajuste seria de apenas 3%, mas ele resolveu dar mais 5% por entender que o magistério deve realmente ser valorizado  e considera que o professor de Aquiraz hoje é um dos mais bem remunerados do Estado e acredita que isso vai impactar diretamente na qualidade da educação oferecida pelo município.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereadores criticam falta de compromisso de alguns profissionais dos PSFS

O Vereadores  Ricardson Santana, Neide Queiroz, Ney Pires, Nilton dos Pescadores , Cláudio Diógenes , Dr. Cláudio e Vandinho, teceram  nesta terça, dia 21, durante a sessão do legislativo municipal,  pesadas críticas a alguns integrantes da  classe médica de Aquiraz, pois segundo eles , alguns desses profissionais estão tratando a população com total desrespeito, uma vez que faltam constantemente ao trabalho e trocam atestados entre si para justificar tais faltas.
O Vereador Maurício Matos garantiu que a administração está tomando as providências cabívesis segundo a legislação vigente.
A Vereadora Neide Queiroz falou ao nosso blog sobre o assunto.

Ozaneide de Paula fala sobre valorização do magistério pelo prefeito Guimarães

Ozaneide falou sobre a visita da Secretária de Educação à Câmara que aconteceu no último dia 07 de maio.

Prefeita de Camocim ganha liminar contra cassação.



O juiz cassou o mandato da prefeita no dia 16, mas guardou a publicação da sentença para esta segunda-feira

A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, conseguiu, ontem, liminar, antes da publicação da sentença que determinou a cassação de seu mandato, garantindo sua permanência na Prefeitura do Município. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) Raimundo Nonato Silva, que concedeu a medida liminar, determinou o restabelecimento da situação anterior à cassação até que ocorra o julgamento final do recurso interposto pela prefeita ao TRE.
 FOTO: ALEX COSTA
O secretário do Esporte, Gony Arruda, deputado licenciado, chegou a viajar para Camocim para assistir à posse do prefeito interino, Régis de Araújo

O juiz da 32ª Zona Eleitoral, Rogério Henrique do Nascimento, determinou a cassação dos mandatos da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar (PSB), e seu vice, José Olavo Tahim (PHS), no último dia 16, mas só enviou para publicação ontem para "evitar tumulto na cidade". O presidente da Câmara Municipal de Camocim, Régis de Araújo (PR), que faz oposição à atual gestão, chegou a ser empossado, ontem, prefeito interino.

A decisão do juiz eleitoral atendeu à uma Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral proposta pela coligação do candidato derrotado Francisco Gomes de Araújo, conhecido como Chiquinho do Peixe. De acordo com a argumentação do juiz, a chapa vencedora nas eleições de Camocim teria se beneficiado de "abuso de poder econômico" ao distribuir centenas de camisas amarelas para serem usadas no dia 7 de outubro do ano passado, quando foram realizadas as eleições municipais. Também é citada na ação a utilização de um avião distribuindo panfletos em favor da candidata eleita Mônica Aguiar, que não teria entrado na prestação de contas de campanha. Entretanto, o proprietário da aeronave alegou que fez a propaganda por conta própria.
Fonte; DN

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mobilização de Prefeitos por Refinaria deve visitar Aquiraz


Prefeitos organizam campanha em prol da Refinaria Premium do Ceará

 Foto: Kleber Alves Gonçalves
Prefeitos de onze municípios do Ceará, junto à Assembleia Legislativa do Estado, organizam campanha pela instalação da Refinaria Premium II no Ceará. A mobilização deve visitar os municípios de Aquiraz, Baturité, Camocim, Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá para realizar debates sobre a instalação do empreendimento. Cada cidade sediará um encontro entre os meses de junho e julho.
O último acontecerá em Fortaleza, com a participação da presidente da Petrobras, Graça Foster, além do governador do Estado, Cid Gomes, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

 A expectativa é que sejam gerados 90 mil empregos diretos e indiretos com a construção da Refinaria Premium II.

“O objetivo da campanha é lutar pelo empreendimento, com o envolvimento de todos os setores da sociedade, pois todos irão ganhar com a instalação da refinaria”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PSB).

Para o prefeito de Aquiraz, Antonio Fernando Guimarães, a instalação da refinaria no Ceará é vital para todos os municípios. "A geração de emprego e renda, além do incremento de R$ 7 bilhões na arrecadação já justifica por si só a instalação do equipamento no Estado”, argumenta. 
Fonte; DN

Relíquias de Irmã Dulce são trazidas para Aquiraz



As relíquias da Irmã Dulce, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, foram expostas na última quarta-feira (15) na Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom, localizada CE-040, no município de Aquiraz.

Bem-Aventurada Dulce dos Pobres foi beatificada em 2011, após ter um milagre em Sergipe comprovado, segundo o  Vaticano.
 Foto: Agência Brasil

Um fragmento do osso da costela e uma parte do véu da religiosa baiana, beatificada em 2011, foram trazidos pelo guardião das relíquias no Nordeste, o empresário Mauro Feitosa. O objetivo do Shalom foi proporcionar um momento de oração com o fiéis, como parte de um projeto voltado para a promoção da dignidade humana.



Irmã Dulce morreu em 1992, aos 78 anos. O primeiro milagre considerado pela Santa Sé atribuído à freira aconteceu em Sergipe. A funcionária pública Cláudia Cristiane de Araújo sofreu grave hemorragia pós-parto durante 16 horas. A pedido dos familiares da paciente, uma relíquia de Irmã Dulce foi levada às pressas para a maternidade.

O sangramento estancou no instante em que este chegou à sala de cirurgia. Em 10 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI promulgou decreto autorizando a beatificação de Irmã Dulce, que é o segundo passo para a sua canonização. O primeiro foi a bem-aventurança. 
Fonte: DN

Jovem executado a bala em Aquiraz


Em Aquiraz, José Djavan Gomes Maia, 21, morreu por consequência de uma lesão a bala no abdomen no final da tarde desta segunda. Segundo a Polícia, o tiro foi disparado por um homem que estava numa moto, ainda no início da tarde. Djavan foi encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), na Capital, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o subtenente Bartolomeu Maciel, do Monitoramento do Ronda do Quarteirão, o responsável pelo
 assassinato ainda não foi identificado bem como a motivação do crime. Não foi informado se a vítima  tinha passagem pela polícia.
Fonte: O Povo

Aquiraz regula frota de taxi, buggy, mototaxi e transporte alternativo.


DEMUTRAN realiza recadastramento dos profissionais prestadores de serviços do transporte de aluguel em Aquiraz.

 
Sem contar com o numero preciso de permissionários que operam os transportes alternativos, taxis mototáxis e buggys, o Departamento Municipal de Transito de Aquiraz – DEMUTRAN realizou de 02 a 04 de abril deste ano, através de publicação legal nos principais jornais do estado, processo de recadastramento dos profissionais e da frota do serviço em todo o município do serviço de taxi.
Extraoficialmente existem mais de 500 táxis circulando pelas ruas ou parados em pontos estratégicos da cidade, como hotéis e pousadas. Média de 1 taxi para cada 144 habitantes (censo de 2010). Na capital, Fortaleza a lei orgânica municipal estabelece um táxi para cada 500 habitantes. Atualmente, são 2,4 milhões de pessoas, o que representa um táxi para cada 546 habitantes. Com regularização da frota, a Prefeitura de Aquiraz espera adequar o serviço e ao que diz as leis nº 153/1998 e nº 502/2004.
“Essa iniciativa visa regularizar os transportes de condução de passageiros, valorizar os moradores e turistas, impedindo que uma só pessoa tenha a permissão mais de uma vaga para veículo”, disse o Coordenador do controle e regulação dos transportes municipais Mário Sérgio. Segundo ele, há casos em que a mesma pessoa possui até 5 vagas de táxi. Alguns taxistas acusam que, para driblar a fiscalização, os donos dos veículos usam laranjas para a obtenção das vagas. O coordenador aponta Porto das Dunas e Prainha como principais pontos uma para uma fiscalização mais rigorosa e constante. Mário diz ainda que a fase é de diagnóstico. “Vamos entregar um relatório completo ao Prefeito Guimarães, a partir desse diagnóstico, vão ser estabelecidos os critérios para a criação do novo sistema. A frota, quantidade de permissionários, a atualização cadastral, a padronização e a idade média da frota são alguns dos pontos que serão levantados no estudo”, finalizou.

 O Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN recadastrou 225 taxis e liberou 30% deste total. Até o dia 22 deste mês prossegue com o recadastramento para buggys, mototáxi e vans. Os interessados devem comparecer a sede do órgão à Rua Virgílio Coelho, 112, Centro, das 08h00min as 12h00min e de 13h00min as 17h00min.

Documentos para recadastramento
  • Identidade
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Titulo de eleitor
  • Comprovante de endereço
  • ISS
  • INSS
  • 1 foto 3X4
  • Certidões negativas da justiça comum: Federal e Militar
  • Certidões negativas de debito: Municipal, Estadual e Federal


Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN
Coordenação do controle e regulação dos transportes municipais
Rua Virgílio Coelho, 112, Centro – Aquiraz-CE
3361.2974

FONTE;

Assessoria de Comunicação PMA
Gleudson Rosa
ascom@aquiraz.cegov.br
3361.1865

De Olho no Esporte- Nilton de Castro comenta final do Campeonato Cearense


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vereador Ricardson Santana que votou a favor da aprovação das Contas de Ritelza fala sobre o assunto.


Ney Pires fala sobre desaprovação das Contas de Ritelza Cabral



1 – 1 de 1
Anônimo Anônimo disse...
Caro amigo ney,sempre vi em seu pai um homem de força e coragem mais sua atitude de ontem, fazer e assinar um parecer e depois se abster na votação foi TRISTE, uma pena pois via em voce uma pessoa que poderia mudar nosso aquiraz, mais sua covardia,medo e omissão me faz mudar de opinião. TRISTE
15 de maio de 2013 07:43
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Campanha nacional de vacinação contra gripe entra na reta final


Wescley Callou em conversa com nosso blog lembra que na próxima terça, dia 21
 a partir das 14 horas a equipe de imunização estará  na Câmara Municipal
 de Aquiraz, atendendo a todos que quiserem ser vacinados.


Aquiraz atinge a melhor media da região metropolitana de imunização contra gripe este ano .
 
Wescley Callou - Coordenador de Imunização  de  Aquiraz

O Ministério da Saúde faz um acompanhamento diário em todo o Brasil 
da campanha nacional contra gripe iniciada dia 15 de abril e que encerrou
  sexta-feira dia 10, mas que deverá continuar nos postos de saúde até o dia
 31 deste mês.  O vacinômetro federal aponta que até o momento, o Ceará 
vacinou 831.907 60%, já a cidade de Aquiraz, na região metropolitana,
 é o melhor destaque e alcançou 8.371 quase 80% do público-alvo.
 A população indígena chegou a 100% de cobertura, porém as
 baixas estão nos idosos, pouco mais de 70% e gestantes com 63%.

A prefeitura de Aquiraz alerta a população para sempre higienizar
 as mãos com bastante água e sabão, principalmente após tossi
ou espirrar, após usar o banheiro e antes das refeições.
 A outra dica é também proteger a boca ou o nariz com lenços ao espirrar.

FONTE:


SECRETARIA DE SAÚDE DE AQUIRAZ
Rua: Francisco Bonfim de Castro No 07 – Alto Alegre
saúde@aquiraz.ce.gov.br
Fone: 3361.1885