segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comemorações do Dia do Ceará se misturam à festa de São Sebastião em Aquiraz.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, comemorou na última sexta-feira (17) os 215 anos de emancipação do Estado.
As atividades aconteceram no município de Aquiraz, primeira capital do estado, e em Fortaleza.

A Solenidade em Aquiraz, se misturou à grande festa do co- padroeiro, do município, São Sebastião e teve presença de centenas de pessoas e autoridades,  na Praça da Matriz, que presenciaram uma extensa programação cultural com shows, missa, cantos natalinos com alunos  de escolas públicas, entrega de homenagens, e visitação aos pontos históricos da Cidade.


As Bandas de  Músicas de Aquiraz e do Estado animaram a  festa.

       O Público prestigiou o evento à tarde à noite.

O Prefeito Guimarães e o presidente da Câmara, Josimar de Castro e todo o Secretariado Municipal,  estiveram presentes recebendo a comitiva do Governo do  estado,  composta pelo Secretário  de Cultura, Paulo Mamede e sua equipe e  o presidente da Assembleia, Deputado Zezinho Albuquerque.
Guimarães se disse muito honrado por comemorar pela segunda vez consecutiva, o dia do Ceará em Aquiraz e destacou a importância histórica e econômica do município no Cenário Estadual, por ser um importante destino histórico e turístico e lembrou que Aquiraz comemorará 315 anos em breve.

Guimarães repetiu as famosas palavras do cantor e compositor Jorge Ben Jor, na música País Tropical, o prefeito disse, “Aquiraz é um município abençoado por Deus  e bonito por Natureza, e é completo, por que seu nome  vai de A a Z.”

Já o secretário de cultura do estado, Paulo Mamede disse que o governo do estado está recuperando todos os equipamentos  históricos do estado e que o centro histórico de Aquiraz, composto pela Igreja Matriz, Mercado da Carne, Museu Sacro e Casa do Capitão Mor, é um dos parques históricos que vem recebendo e receberá ainda mais, constante atenção da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com a revitalização sistemática destes importantes pontos de visitação turística do município.

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tendo, portanto, o estado completado 215 anos  este ano.




O  Asessor de Comunicação. PC Cariri e sua equipe  e a Secretária adjunta do Turismo de Aquiraz, Milena, também com  a Secretária Titular Indira Guimarães e equipe estiveram dando total suporte ao evento, histórico, cultural e religioso.

A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data.

Eate ano, no próximo dia 13 de fevereiro Aquiraz completará 315 anos.

Nenhum comentário: