sábado, 18 de janeiro de 2014

Delegado Barbosa Coleciona Rádios antigos


Rádios ficam na sala do delegado ao lado de imagens de santos.
Maioria foi herdada de avós, tios e pais do delegado.

  •  
deegado barbosa filho, do 7º DP (Foto: Gislaine Carneiro)
Barbosa Filho exibe uma das peças da coleção
(Foto: Gisleine Carneiro/TV Verdes Mares)
O delegado Barbosa Filho está à frente de um dos mais movimentados distritos policias de Fortaleza e resolveu levar para sala de trabalho na delegacia, uma coleção inteira de rádios antigos. Natural de General Sampaio, a 126 Km da capital, Barbosa Filho diz que os rádios são para ajudar a quebrar a ideia de que toda delegacia é um lugar ruim.
“Sempre gostei de rádios desde pequeno. E, unindo a paixão pelo rádio e pela minha profissão, tive a ideia de levá-los para o lugar onde trabalho. É bom porque quem chega aqui se anima e fica feliz porque os rádios representam a infância e a vida de muita gente”, diz Barbosa Filho. ''Quando as pessoas entram aqui, independente de ser um suspeito ou um cidadão, todos ficam mais familiarizados comigo e o trabalho é realizado com mais calma. Já vi pessoas que se emocionaram, pois os rádios, os fazem retornar para um passado bem distante, quando elas ainda eram crianças e adolescentes'', afirma.
Dois itens da coleção do delegado (Foto: Gisleine Carneiro/TV Verdes Mares)
Dois itens da coleção do delegado
(Foto: Gisleine Carneiro/TV Verdes Mares)
Herança
De acordo com Barbosa Filho, os aparelhos são herança de avós, tios e pais. “Meu avô, Raimundo Alves Medeiros, amava rádio. Lembro demais ele sentado na cadeira e ouvindo as notícias em um antigo rádio General dos anos 1950 e 1960. Tempo bom e, por isso, faço esse resgate”, conta.

O delegado, de 54 anos, tem rádios da marcas ABC, Semp, Canarinho e Voz de Ouro. Ele garante que todos funcionam muito bem e que nunca quebraram. “Os que eu gosto mais são os ABC, Semp, Canarinho e Voz de Ouro. Nunca eles precisaram de um conserto. Sintonizam bem tanto na frequência AM como FM", diz.

Além dos rádios antigos, Barbosa Filho coleciona corujas e imagens de santos, como as de Padre Cícero. De acordo com ele, os rádios e as imagens dos santos fazem com que a tranquilidade reine no ambiente de trabalho. “Os rádios e as imagens lembram o interior. Aquela tranquilidade absoluta”, diz.Sobre a possibilidade de perdê-los, já que estão na delegacia, o titular do 7º DP garante que não tem perigo, pois o lugar é um ambiente tranquilo e seguro.  “Não existe essa possibilidade. Aqui é muito seguro e a turma é da paz. Não há motivos para alguém querer aparecer aqui e levá-los”, garante.

O 7º Distrito Policial é uma delegacia plantonista na zona oeste de Fortaleza. A delegacia cobre os bairros Pirambu, Monte Castelo, Presidente Kennedy, Barra do Ceará, Quintino Cunha, Goiabeiras e parte do Cristo Redentor.
FONTE: G1 CE

Nenhum comentário: