quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Aquiraz Completa 315 anos, Educação, Lazer e Muita História pra Contar, Feliz é Viver Aqui

Aquiraz: 315 anos de história e de orgulho.
Exibindo Aquiraz.jpg
Selo Comemorativo que estará circulando em correspondências em todo o país por duas semanas, a partir de 12 de fevereiro.

Em testes escolares e em questões de concursos ninguém erra a questão sobre qual foi a primeira capital do Ceará. Aquiraz é orgulho para todos os cearenses. Referência histórica, que nasceu como Vila pela ordem régia de 13 de fevereiro de 1699, Aquiraz tem encantos de uma cidade bucólica e ao mesmo tempo de vanguarda. Tem ambiente mais bucólico e mais chamativo para um encontro, uma boa conversa do que a Praça Cônego Araripe? Quem consegue passar pelo Centro sem se importar com a beleza e grandeza da Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII, cheia de traços barrocos e também neoclássicos? O Museu Sacro São José de Ribamar, fundado em 1967, com 600 peças de caráter religioso, está no roteiro de curiosos e turistas. 

E onde pode ser visto o aspecto de vanguarda da cidade? No modelo de gestão pública que está sendo implantado no município, focado em melhores resultados para a população, principalmente na educação, saúde e infraestrutura, que já podem ser percebidos através de indicadores. Um deles é a taxa de escolarização, que é de 95,9% dos alunos de 6 a 14 anos matriculados na rede municipal. A Taxa de Mortalidade Infantil está bem abaixo da média do Estado. Ainda sujeito a revisão, a taxa em 2013 está em 6,7 por cada mil crianças nascidas vivas.
Tem opção de lazer mais moderna e conhecido no Brasil e no mundo do que o Beach Park, que fica no famoso Porto das Dunas, um dos cartões portais que orgulha o povo de Aquiraz e que dá as boas vindas a quem chega na primeira capital do Ceará? É o maior parque aquático da América Latina, que contribui com o desenvolvimento social de Aquiraz e do Estado porque gera 2 mil empregos diretos e indiretos. Não é à toa que Aquiraz, com o segundo maior polo hoteleiro do Ceará, ocupa o terceiro destino turístico do Estado. 

Os 315 anos serão comemorados na proporção da grandiosidade histórica. A Prefeitura Municipal de Aquiraz e os Correios farão o lançamento de um selo comemorativo que vai estar em correspondências de todos os destinos do Brasil, no período de duas semanas, a partir de 12 de fevereiro. No selo comemorativo, o destaque para o principal monumento do município: a Igreja Matriz São José de Ribamar, uma arte do designer Reginaldo Marinho. Para o povo de Aquiraz e do Ceará o selo mexe com a emoção e dá ainda mais orgulho. Para os colecionadores, um selo de encher os olhos e, com certeza, merecer espaço de destaque na coleção. 

¨A complexidade de Aquiraz, com peso histórico que vai além dos seus limites territoriais porque é referência também para todo o Estado, envolve, compromete, apaixona e consequentemente amplia no gestor o desafio de cuidar cada vez dos serviços públicos, garantindo qualidade de vida e contribuindo para a felicidade de quem vive aqui, na nossa cidade¨, afirma, emocionado, o prefeito Antônio Fernando Guimarães. Comprometido com esse desafio, mantém agenda de trabalho ouvindo os moradores, acompanhando de perto as obras, entre escolas, postos de saúde que estão em construção, e reforça a luta por mais financiamento nas áreas prioritárias. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 315 DA PRIMEIRA CAPITAL DO CEARÁ

5 horas – Alvorada festiva nas ruas da Sede
12 horas – Missa em ação de graças na Igreja Matriz
17 horas – Inauguração do Mercado Público no Centro de Aquiraz
18 horas – Apresentação da Bande de Música Virgílio Coelho
19 horas – Bênção dos religiosos aos munícipes
19h30min – Lançamento do Selo dos Correios comemorativo aos 315 anos de Aquiraz

20 horas – Show com a banda Forró do Bom

Nenhum comentário: