sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aquiraz é sede do Encontro Regional de Conselhos de Juventude promovido pelo Governo do Estado


Em parceria com a Secretaria do Desporto e Juventude de Aquiraz, o Governo do Estado promoveu na manhã desta quinta- feira, 27 de fevereiro, no auditório do Hotel Laguna Blu, na Prainha, em Aquiraz, através da Coordenadoria de Juventude, o Encontro  Regional de Conselhos da Juventude.
De acordo com Ítalo Bethoven, Assessor do Coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ismênio Bezerra, o objetivo é possibilitar que os municípios tenham uma um programa de qualificação e capacitação sobre a importância de criar o conselho municipal da juventude e informar que passos são necessários para isso.
Sobre a criação do Conselho da Juventude, ele disse: “É importantíssimo a criação do conselho, primeiro porque é necessário para todo e qualquer município, que quer crescer, se desenvolver, depois porque amplia a margem de captação de recursos, pois para várias linhas de aporte financeiro dentro da política da juventude, que vem para o município, tem como  requisito, a existência do referido conselho”.
O Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz lembrou, “Aquiraz tem 22 mil jovens entre 15 e 29 anos e o prefeito Antônio Guimarães tem recomendado que seja dado as oportunidades e qualificação, através das políticas direcionadas a partir da criação do Estatuto da Juventude para que os habitantes do Município nessa faixa etária também sintam que têm valor, têm dignidade e que podem e devem participar do desenvolvimento econômico e social de Aquiraz”.
“A criação do conselho da juventude contribuirá também para que haja um mecanismo de controle social na população que hoje mais sofre neste país, que são os jovens. Também é forma de nos conduzir como gestores na melhor forma chegar até o jovem e atender suas revindicações” destaca o Prefeito de Aquiraz Antônio Guimarães.
Estiveram presentes ao evento representantes dos municípios de Aquiraz, Aratuba, Aracati, Cascavel, Choró, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Pacajus, Russas, além dos representantes dos municípios da Região Metropolitana, o Secretário de Ajunto do Planejamento, Rodrigo Mesquita, o Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz, e o facilitador e palestrante do evento o representante do Conselho Nacional da Juventude, (CONJUV), Davi Barros.
Sobre o Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
O Conjuve é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), o que contribuirá para que a política juvenil se transforme, de fato, no Brasil, em uma política de Estado.
Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.

Com Informações da.
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
Reportagem Regis Oliveira - Fotos Joselito Araújo
85 3361.1865 – 9644.8830

Nenhum comentário: