quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AQUIRAZ Praia do Presídio resgata o carnaval tradicional


grupo de metais do Bloco Nicolau
O grupo de metais do Bloco Nicolau vai animar os foliões na Praia do Presídio
Praia do Presídio
Parte da programação carnavalesca na Praia do Presídio terá como cenário o Jangadeiro Praia Hotel, localizado à beira-mar e dotado de parque repleto de brinquedos aquáticos, que fazem a alegria de adultos e, principalmente, das crianças
O destino oferece opções de lazer voltadas para toda a família com o objetivo de fazer uma festa com alegria e paz
A oito dias do Carnaval, quem ainda não planejou o que fazer durante o feriadão pode aproveitar um destino pertinho de Fortaleza, que tem para 2014 a proposta de resgatar a alegria e a paz dos antigos carnavais ao som de samba, frevo, marchinhas e outros ritmos bem tradicionais. Na Praia do Presídio, em Aquiraz, distante apenas 43 quilômetros da Capital cearense, o que não faltam são opções de lazer e diversão para toda a família durante o reinado de Momo.
A dica é pegar a estrada e se hospedar com os parentes e/ou os amigos em um dos empreendimentos da praia. A infraestrutura hoteleira é ideal para quem pretende aproveitar o Carnaval e, em seguida, descansar com conforto para recarregar as energias. Os preços das diárias são convidativos e incluem café da manhã tropical, com sucos e frutas. As principais opções são o Jangadeiro Praia Hotel, o Hotel Donana e a Pousada do Sol. Ainda restam as últimas vagas para o feriadão.
Um dos destaques da programação do Carnaval da Praia do Presídio é a festa com a banda Dona Zefa, famosa pela sua sonoridade eclética, que mistura ritmos populares e traz um show especial que promete tirar qualquer folião do chão. Além da banda, a festa também conta com o grupo de metais do Bloco Nicolau e DJ. No repertório estão permitidas somente músicas tradicionais, como as marchinhas, o carimbó, o frevo, o samba enredo e o samba de raiz. Sem contar com as músicas infantis, já que as crianças também têm um momento especial na folia.
A festa será realizada de domingo (2 de março) a terça-feira (4 de março), sempre a partir das 17 horas, no Jangadeiro Praia Hotel, localizado à beira-mar, o que proporciona um cenário ainda mais inspirador para os foliões. No domingo, a programação contempla especialmente a criançada, com itens de fantasia para incrementar a festa e a animação infantil.
"Vale ressaltar que a festa é aberta ao público. Não é só para os hóspedes do hotel não", destaca a diretora do empreendimento, Cibele Cidrão Studart Gomes. Segundo ela, o ingresso que dá acesso à festa custa, para cada dia, R$ 50,00. O passaporte para os três dias sai por R$ 100,00. Crianças até 10 anos de idade podem participar de graça. Para os hóspedes, o ingresso da festa está incluso nos pacotes de hospedagem.
Além da festa, os hóspedes podem desfrutar de todos os itens de lazer do Jangadeiro Praia Hotel, como o parque aquático, slack line, sala de jogos, internet wireless, estacionamento, segurança, entre outros.
Programação
Os foliões que forem à Praia do Presídio no Carnaval também poderão desfrutar de uma festa de rua, realizada com o apoio da Prefeitura de Aquiraz. O evento acontecerá nos dias do feriadão na via principal da praia, com uma infraestrutura para apresentações de grupos musicais e aberta ao público.
Além disso, na segunda-feira (dia 3 de março) haverá o desfile do já tradicional Bloco do Nicolau, formado há mais de 10 anos por um grupo de amigos que, anualmente, anima o destino e é seguido por centenas de pessoas que visitam a praia. A multidão é embalada pelo som dos metais das tradicionais marchinhas carnavalescas.
A ideia de resgatar o Carnaval das antigas partiu de um pensamento conjunto da comunidade, proprietários de casas de veraneio e dos empresários locais, além do grupo do Bloco do Nicolau. Segundo Cibele Studart, do Jangadeiro Praia Hotel, a tradição sempre foi uma característica dos carnavais do Presídio. Porém, isso estava se perdendo nos últimos anos.
"A Praia do Presídio é um lugar muito família, com crianças, tios, primos e avós. O que se quer é perpetuar isso. O que se quer é que todo mundo - comunidade, veranistas e hóspedes dos hotéis - brinquem juntos e curtam a festa com alegria e segurança. Queremos uma folia saudável, sem bagunça", afirma.
A iniciativa conta com o apoio do Sebrae/CE, que estimula a Economia Criativa local, contribuindo com a preparação do lugar para eventos de maior amplitude.
Destino
A Praia do Presídio encanta pelo cenário paradisíaco. Com uma espaçosa faixa de areia clara e o mar límpido e azul, é enfeitada também por coqueirais. O nome do lugar é uma referência aos holandeses que foram aprisionados ali durante as invasões holandesas do Brasil, nas batalhas pela retomada da Capitania do Ceará pelos portugueses.
A praia é conhecida ainda por seus mangues, pelo pequeno povoado e pela linda vista do "eterno namoro" do rio indo ao encontro do mar. Por isso e por várias outras características peculiares, a praia é muito querida pelos fortalezenses e escolhida por muitos turistas também de outros países para vivenciarem momentos de lazer, diversão e descanso à beira-mar.
A Praia do Presídio possui uma ótima infraestrutura hoteleira e é uma boa opção para um agradável dia na praia, onde se pode descansar, comer um petisco à beira-mar ou ainda fazer uma caminhada durante o entardecer. Essa praia é propícia para a prática de esportes como futebol, vôlei e frescobol.
FONTE:DN
Mais informações:
Carnaval da Tradição - Praia do Presídio
Contato: (85) 8623-2104
Acomodações:
Jangadeiro Praia (85) 3361-6039
Hotel Donana (85) 3361-6807
Pousada do Sol (85) 3361-6612

Nenhum comentário: