terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guimarães e Cid Inauguram Centro das Rendeiras do Iguape



 Maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará, a praia do Iguape, no Município do Aquiraz, ganhou nesta  terça-feira, dia 25, o Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota. Com área total construída de 1.173m², de frente para o mar, o novo Centro constitui-se em um local de produção e comercialização do artesanato cearense e irá beneficiar, diretamente, as 56 famílias de rendeiras que ali trabalham, além de incrementar o turismo regional e fortalecer a atividade artesanal da região.

          Do Mirante se tem esta vista deslumbrante



O Centro de Rendeiras foi inaugurado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, recepcionados no município pelo  Prefeito de Aquiraz Antonio Fernando  Guimarães, que participou da solenidade prestigiada ainda por um grande número de autoridades.

Compareceram, o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o secretário do estado e deputado, Mauro Filho, o ex- ministro da  secretaria nacional de portos, Leônidas Cristino, ex- governador Gonzaga Mota acompanhado  de sua esposa, Mirian Mota, homenageada com seu nome identificando o novo pólo das rendeiras do Iguape. 

       Mauro Filho elogiou Cid e o Prefeito Guimarães.


Mirian e Gonzaga Mota, disseram  que ficaram muito honrados com a homenagem.

Estiveram presentes, vereadores do município, Ivete Dantas, Nilton dos Pescadores e Ricardson Santana e Maurício Matos, ao lado do presidente da Câmara, Josimar de Castro, todo o secretariado do prefeito Guimarães, funcionários públicos, lideranças comunitárias, os pescadores do Iguape e boa parte da população da localidade.

Presidente da Câmara, Josimar de Castro ao lado de alguns vereadores.

 Construído em formato de um navio ancorado à praia, numa homenagem aos pescadores cearenses, o novo equipamento conta com três pavimentos, sendo dois destinados aos boxes de produção, exposição e venda do artesanato, para cada uma das rendeiras.



 Marco Estratégico

No terceiro andar, foi instalada uma cafeteria e área de lazer, um mirante, de onde se pode apreciar o mar, à frente, e às dunas do Iguape, por trás. “O Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota é um marco estratégico do complexo artesanal e turístico de Aquiraz, que chega para cumprir a missão de valorizar as artesãs e suas famílias, escopo principal das políticas públicas do artesanato do Estado, além de modernizar a área”, ressalta Josbertini.
O equipamento recebe a assinatura do arquiteto cearense Antenor Coelho, segundo quem, buscou a inspiração nos barcos pesqueiros, para delinear as formas e a estrutura do Centro. “O artesanato e a pesca são as principais atividades econômicas da comunidade do Iguape, e estão diretamente interligadas, contribuindo bastante para manter viva a cultura local e promover o turismo do Ceará”, justifica o titular da STDS.

 O novo centro dispõe de espaços físicos adequados ao trabalho e ao atendimento dos clientes, - cearenses e turistas que visitam semanalmente o Iguape, - além de que garante, igualmente, acessibilidade com segurança para pessoas com deficiência. A obra foi concebida pela Coordenadoria do Artesanato e Economia Solidária da STDS


Comentando sobre sua expectativa de melhora do comércio de artesanato no novo centro, a rendeira Vanderli Costa, de 40 anos, disse: “Eu trabalhava no outro centro e a gente passou algum tempo num local cedido pelo governo. Com esse novo espaço, eu tenho a expectativa de que a nossa vida vai melhorar muito, com o aumento das vendas e com o aquecimento do turismo no Iguape. São 56 famílias que tiram o sustento do nosso trabalho.”

A Secretária Katyúscya  Araes lembrou que a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social vai ser parceira do governo do estado na manutenção do Centro.

O Secretário  Cultura de Aquiraz,  Rodolf Forte, ao se referir às rendeiras,  disse que sente-se feliz  com  a valorização que o prefeito Guimarães e o governador Cid estão dispensando  a essas mulheres de fibra e que merecem nosso respeito, admiração e apoio, que são aquelas que produzem com suas mãos abençoadas, um dos produtos mais ricos culturalmente do país, que é a renda de bilro.
A Secretária do Turismo, Indira Guedes disse  animada: " É um excelente equipamento e que com certeza agregará muito valor ao destino turístico, Aquiraz".

O Governador Cid disse  que o novo espaço vem com a proposta de valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas rendeiras do Ceará, trabalhos estes muito admirados e requisitados em todo o mundo. “Eu tenho um carinho muito grande pelo município de Aquiraz e tudo aquilo que eu puder fazer para melhorar a vida da população desse município eu farei de muito bom gosto. Por isso eu venho aqui entregar esse equipamento. É uma forma de reverenciar e destacar uma das grandes  riquezas do nosso Estado, que é o nosso artesanato de renda, proveniente das mãos dessas verdadeiras artistas”, comentou Cid Gomes.


"Aquiraz e nossa população ganha um espaço não só de comércio, mas de integração entre o turista e a nossa comunidade que é tão rica culturalmente" destaca o Prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães. 


 Emocionado ele disse  ainda que não poderia perder a oportunidade de clamar ao Governador que olhe com bastante carinho e atenção para a população de Aquiraz.

O Governador, a Representante das Rendeiras e  Prefeito Assinaram o Contrato de Parceria na Manutenção do Equipamento.

 Guimarães destacou duas necessidades prementes: abastecimento d'água e  combate à erosão e ao avanço do mar e das dunas, que destruíram todas as barracas do Iguape, expulsando não só aqueles que sobreviviam de comercializar produtos como alimentos e bebidas, como também os pescadores que ficaram ser ter onde aportar suas jangadas.

O Governador respondeu dizendo que já liberou 5,1 milhões para o abastecimento d'água e o prefeito tem que estar acompanhando os trâmites e ele (governador) tem orientado para que se dê agilidade, pois  água é uma necessidade básica e não pode esperar.
 Quanto ao avanço do mar, sugeriu que o município prepare um projeto e apresente  ao governo do estado para que junto ao ministério da Integração seja dada uma solução e  disse imaginar que a construção de um espigão seria a solução, porém é necessário um laudo técnico para que se saiba com precisão, o que é necessário para resolver o problema.

Diassis Martins e  o secretário de Planejamento de Aquiraz, Keginaldo Almeida.

O Cantor Diassis Martins e a sua Banda Cavalo Selado animaram o evento e cantaram entre muitas outras músicas de forró raiz, a música mulher rendeira, de domínio público.

Nenhum comentário: