quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Guimarães tem o apoio do governador Cid para realizar a obra do avanço do mar no Iguape


O avanço do mar é um fenômeno registrado em todo litoral nordestino, os 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico sofrem com este fenômeno. Especialistas preveem alterações ainda mais significativas nos próximos anos.


O Estado do Ceará apresenta uma linha de costa de 573 km que vem sofrendo extensivos processos erosivos. O município de Aquiraz possui 36 km de litoral e a praia do Iguape é onde apresenta o maior avanço das águas.

Por essa razão na manhã de ontem, 25 de fevereiro, durante a inauguração do Centro das Rendeiras, o prefeito Antônio Guimarães conversou com o Governador do Ceará, Cid Gomes sobre a situação. O gestor sugeriu que com ajuda do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar-UFC) a Prefeitura de Aquiraz realize um estudo sobre o avanço do mar para saber a melhor medida a ser utilizada para minimizar os danos. Logo após o estudo, encaminhar o projeto para o Governo Estadual e Federal para captação de recursos.

"Os Técnicos da Prefeitura já fiscalizam semanalmente as barracas removendo aquelas que estão sendo deterioradas pelo mar. Agora, precisamos pensar em uma ação a longo prazo para conter o avanço do mar e com ajuda do Labomar podemos chegar a melhor solução para o Iguape" destaca o prefeito Antônio Guimarães.

Além do projeto que deve ser elaborado com Labomar, a Prefeitura já está analisando um terreno que pertence a União e fica no entorno dessa praia do Iguape, para utilização, caso haja necessidade, de realocação das barracas.

O município conta também com uma equipe de fiscais que atua em toda a faixa litorânea orientando e punindo as barracas irregulares.

Fonte;

Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830

Nenhum comentário: