segunda-feira, 17 de março de 2014

Aquiraz será contemplada com residentes na área de Saúde da Família


NOTÍCIA DA PREFEITURA DE AQUIRAZ


O município de Aquiraz é o mais novo parceiro da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), para receber os residentes na área de Saúde da Família. A ESP/CE está com inscrições abertas até o próximo dia 19 de março, para Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE). As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.esp.ce.gov.br.
A bolsa para os profissionais-residentes da RIS-ESP/CE, regularmente matriculados, assíduos e atuantes em conformidade com o Regimento RIS-ESP/CE, será no valor bruto de R$ 2.976,26. O valor da inscrição é de R$200.
Para os candidatos que desejam participar do processo seletivo, os critérios são: formação universitária no curso específico para o núcleo profissional ao qual deseja concorrer e a comprovação de não estar cursando qualquer Programa de Residência Multiprofissional ou em Área Profissional da Saúde. A seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, a segunda por uma análise curricular de caráter classificatório, e por fim uma prova prática de caráter classificatório e eliminatório.
Aquiraz será contemplada com residentes na área de Saúde da Família e serão ofertadas duas vagas para Enfermeiro, uma para Dentista, uma para Nutricionista, uma para Psicólogo, uma para Assistente Social e uma para Fisioterapeuta.
A Secretária de Saúde Adjunta de Aquiraz Olímpia Azevedo explica que essa é uma residência onde com experiência em outros municípios e agora Aquiraz foi convidado para celebrar esse convenio, onde o Governo Federal paga uma bolsa aos profissionais já formados, que irão estudar por dois anos, a ESP/CE entra com a formação e o município entra com a contra partida, cedendo os preceptores, que são os profissionais das Unidades de Saúde que acompanharão os residentes no município.
“Para nosso município é um crescimento, pois estamos recebendo residentes da área da saúde e o objetivo é receber mais. Esse tipo de residência só existia em grandes municípios como Fortaleza e agora Aquiraz está com esse respaldo. Esse trabalho vai dar um crescimento tanto para os profissionais que estão estudando, quanto para os que estão ensinando e a população também ganha, pois teremos mais profissionais em formação e atendimento” justifica a Secretária.
O prefeito Antônio Guimarães fala que esse será um salto para formação dos profissionais e vai ajudar o município a fazer um diagnostico da saúde “Essa Residência tem um formato que vai nos permitir identificar problemas de saúde, nas diversas áreas e ao final nós teremos um retrato epidemiológico e as soluções desses problemas, detectados no decorrer desses dois anos, por esses profissionais” explica o Prefeito.
No ato da inscrição o candidato pode escolher o município e os selecionados devem iniciar as atividades no próximo mês de junho.
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830


Nenhum comentário: