segunda-feira, 31 de março de 2014

Fortaleza registra maior chuva do ano, aponta Funceme


Choveu em 157 cidades do Ceará


vcreporter
Túnel construído pelo Metrofor na rua Wenefrido Melo no bairro Mondubim ficou alagado
VCREPÓRTER
A chuva que atingiu Fortaleza durante a madrugada desta segunda-feira (31) foi a terceira maior chuva registrada este ano no Ceará. Conforme a Fundação Cearense Meteorologia e Estatística (Funceme), as maiores chuvasno Estado este ano foram em Crateús (192mm) no dia 8 de março, em Farias Brito (182mm) no dia 4 de fevereiro e nesta segunda, em Fortaleza (169mm) no Posto de Messejana. 
A chuva também foi a maior registrada este ano na Capital e o maior volume do dia no Estado, segundo a Funceme

O Ceará apresentou fortes chuvas em 157 dos 164 municípios cearenses. Na Região do Cariri, no município de Caririaçu foram 111mm, já em Pedra Branca 110mm e Independência 100mm. Também choveu nas cidades de Aurora (83mm), Acopiara (83mm), Barro (73.3mm), Juazeiro do Norte (70mm) e Orós (69mm).
De acordo com o presidente da Funceme,Eduardo Sávio Martins, as chuvas atingiram praticamente todo o Estado e caíram com alta intensidade sobre a região mais crítica. "Vamos esperar quais sistemas de reservatórios vão ser impactados e beneficiados na recuperação dos seus níveis. As imagens mostram que o Estado quase todo está coberto com exceção do Noroeste. A primeira grande chuva com esse nível de intensidade e abrangência atingiu o Castanhão e praticamente todo o Estado", explica.

O órgão prevê que o ambiente atmosférico seguirá favorável para a ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses. As chuvas devem acontecer devido à instabilidade atmosférica que deve aumentar no decorrer do dia devido à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o norte do Nordeste brasileiro.
 
Fonte:DN

Nenhum comentário: