sexta-feira, 11 de abril de 2014

Secretário de Saúde de Aquiraz participa de solenidade de abertura do Congresso da Rede Unida

Secretário da Saúde de Aquiraz, Wilames Freire, participou da mesa de abertura do 11º Congresso Internacional da Rede Unida em Fortaleza. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Artur Chioro.







O Congresso acontece até o próximo dia 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com o tema central “Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS”. O propósito é contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) nos seus princípios e diretrizes. Para Lilian Beltrão, secretária-adjunta da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, realizar evento deste porte no Ceará é muito importante pelo pioneirismo que o Estado apresenta dentro de algumas iniciativas. “O PSF completa 20 anos agora. O processo de regionalização começou em 98 aqui no Ceará. A troca dessas e outras experiências é de grande importância para otimizar o conhecimento adquirido”, disse.
Para Wilames Freire, que presidente o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) as secretarias Municipais de Saúde também é parte integrante do Congresso, pois “uma boa gestão precisa ouvir a sociedade como um todo e sabemos que das discussões que acontecerem aqui sairão bons frutos para melhorar, cada vez mais, o SUS. Queremos que o povo entenda a saúde como seu patrimônio e que contribua para melhorá-la. Queremos que a população tenha orgulho de ter uma boa saúde pública, de ter cidadania assegurada”. O presidente salientou ainda que todas as cartas oriundas de encontros, congressos e outros movimentos estão sendo recebidas pelo Conasems e agregadas em todas as perspectivas à luta pelo fortalecimento do SUS.
Além dos representantes do COSEMS/CE, Governo do Estado e Ministério da Saúde, a solenidade de abertura do Congresso contou com a presença do Coordenador Nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla; da Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e presidente do Congresso, Ivana Barreto; da Secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; do Coordenador do Programa Mias Médicos no Ceará, Odorico Monteiro; do presidente da Aprece, Expedito Nascimento; do Deputado Federal João Ananias; do reitor da Uece, Jackson Coelho, além de outros representantes do governo federal e parceiros do evento.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos para o Brasil também foi abordado na fala do Ministro. De acordo com Chioro, o programa está proporcionando um momento único nestes 25 anos do SUS. “O Mais Médicos está no centro do debate nacional e 83¢ da população já manifesta apoio, pois ele apresenta a oportunidade de cuidar das pessoas. São 49 milhões de brasileiros sendo atendidos, tendo contato com a Atenção Básica. Ao todo 14 mil médicos estão em equipes completas por todo o Brasil. Vamos experimentar pela primeira vez a situação do brasileiro ter direito à saúde e à cidadania”, comemorou o Ministro. No Ceará, segundo Ministério da Saúde, são 842 médicos do programa distribuídos por 172 municípios.

Nenhum comentário: