segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens salvam Vida do Vice Prefeito de Aquiraz e mais 03 ocupantes de helicóptero.


Image-0-Artigo-1604897-1
Equipe do Corpo de Bombeiros esteve, ontem, na Praia do Presídio para retirar os escombros, que estão a cerca de nove metros de profundidade. Entretanto, um cabo se rompeu e a ação foi adiada para a manhã de hoje
FOTOS: BRUNO GOMES
O ato de bravura do salva-vidas Bruno Barbosa, 24, e seus amigos fez a diferença e salvou a vida do piloto Acelino Brito Matos e do vice-prefeito de Aquiraz, Marcos Callou, dois dos ocupantes do helicóptero que caiu no mar neste sábado (3), na Praia do Presídio, em Aquiraz, e que não conseguiram sair da aeronave, após a queda. Além dos dois, também estavam no helicóptero dois adolescentes de 12 e 16 anos, que conseguiram sair nadando.
Na hora do acidente, por volta de 12h20, Bruno estava trabalhando nas obras de sua casa, a quatro quarteirões da praia. Quando viu o rasante e o voo torto que o helicóptero deu, antes de cair no mar da Praia do Presídio, o salva-vidas, mesmo desempregado há mais de cinco meses, chamou dois amigos para tentar ajudar os tripulantes da aeronave.
"Quando vi o jeito que o avião passou, meio que cambaleante, fui logo para a praia para ver o que dava para fazer e chamei dois amigos meus, que também são surfistas, para me ajudar", explicou.
Ao chegar na praia, Bruno ficou surpreso com a quantidade de pessoas que observavam o acidente e filmavam a cena com os seus celulares, mas sem iniciativa para ajudar os tripulantes. "É impressionante como as pessoas se aproximam para registrar a desgraça, mas ninguém, antes de nós, tinha entrado no mar para ajudar", destaca.
O salva-vidas, que tem conhecimento técnico, procurou uma boia e um colchão inflável para conseguir apoiar os dois tripulantes que permaneceram abraçados com a cabine do helicóptero. "Por conta do pânico dos dois, teríamos que ter algum apoio para levá-los para a praia. Quando chegamos próximo ao helicóptero, o piloto, que era mais idoso e teve um ferimento no braço, estava fraco e se apoiava no vice-prefeito Marquinhos", relata Bruno.
Os dois tripulantes ficaram muito gratos ao salva-vidas e aos outros surfistas que participaram do salvamento e ofereceram uma quantia em dinheiro como recompensa pela ajuda, que foi rejeitada pelo grupo.
"Não se paga o valor de uma vida em dinheiro. O muito obrigado é tudo que posso aceitar", disse o salva-vidas, que procura trabalho em sua área desde janeiro. "Vou continuar confiando e, enquanto isso, vou trabalhar na obra da minha casa e ajudar meus pais e minha esposa", revela Bruno.
A mãe do jovem, a autônoma Maria da Conceição Barbosa, concordou com a atitude do filho, de não aceitar a recompensa. "Aqui em casa, criei meus filhos assim, para ajudar os outros, sem pensar no que vão receber em troca. Ele foi um herói e tem o nosso apoio até conseguir um emprego", garante.
Para o surfista Artur Monteiro, 19, que também ajudou no resgate, foi muita sorte os dois tripulantes terem sobrevivido à queda do helicóptero. "Talvez, se a gente demorasse mais, não tivesse dado tempo de salvar. Porque registrar a desgraça dos outros em celular é fácil, mas ajudar, é raro", acredita.
O sargento do Corpo de Bombeiros Daniel dos Santos, um dos mergulhadores que participaria do resgate da cabine da aeronave, na tarde de domingo, compartilha da mesma opinião do surfista. "Pela experiência que nós temos em salvamento, foi muita sorte terem se salvado todos os quatro tripulantes. A experiência do piloto também ajudou, ao decidir encaminhar o helicóptero para o mar, o que suavizou a queda", afirma.
Operação
Uma equipe composta por quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros esteve na Praia do Presídio, ontem, para retirar os escombros da cabine do helicóptero, que estão a cerca de nove metros de profundidade. Durante a operação, um cabo de aço se rompeu, o que fez com que a ação fosse adiada.
O sargento Daniel dos Santos acrescentou ainda que, por conta do movimento da maré, as buscas só serão reiniciadas na manhã de hoje. O início da operação está previsto para acontecer a partir das 11h.
Kelly Garcia
Repórter
Fonte: DN

A NOTÍCIA.


Helicóptero cai dentro do mar na Praia do Presídio, em Aquiraz





O vice-prefeito de Aquiraz, Marquinhos, foi levado para o hospital do município
FOTOS: EMERSON RODRIGUES
Helicóptero

Um helicóptero com 6 pessoas caiu dentro do mar, na manhã deste sábado (3), na Praia do Presídio, em Aquiraz, próximo ao Hotel Dom Pedro Laguna. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 4 adultos e 2 adolescentes estavam a bordo da aeronave, entre elas, o vice-prefeito do município, Marquinhos Callou (PMDB).


O piloto da aeronave, Arcelino Matos Brito, sofreu um forte impacto na região dos pulmões causando grande falta de ar,levando os socorristas a utilizarem por 30 minutos balões de oxigênio para animá-lo. O vice-prefeito, os adolescentes de 12 e 16 anos e os outros dois ocupantes do voo não sofreram nenhuma lesão física. 
Os passageiros foram socorridos por populares antes que o helicóptero submergisse. Segundo testemunhas, todos foram levados por um bugueiro ao hospital municipal de Aquiraz
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Aquiraz afirmou que todos os tripulantes e passageiros passam bem e já estão em casa. Não houve registro de lesões graves no acidente.

Nenhum comentário: