sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mesmo com a escassez de chuvas famílias tem se dedicado ao plantio de hortaliças.


Foto:Joselito Araújo.

Na última semana, a Prefeitura de Aquiraz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídrico e Pesca (SEDARHP) visitou os produtores que trabalham com agricultura familiar da comunidade Picão.
As cinco famílias da localidade tem se dedicado ao plantio de hortaliças e mesmo com as poucas chuvas, a produção desse alimento tem dado retorno. A SEDARHP apóia os produtores através da visita periódica dos Técnicos Agrários e da parceria com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Os produtores são orientados no plantio correto das hortaliças, irrigação, melhor período de plantio e colheita, além de orientação sobre empréstimo para compra de insumos e investimentos na estrutura.
“A busca constante de ampliar e fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar vem sendo desenvolvida pela SEDARHP afim de resgatar esses tratos culturais através dos Técnicos Agrários da Secretária, que estão sempre na localidade fornecendo as orientações necessárias” explica o Secretário Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídrico e Pesca, Vinicius Guimarães.
Segundo o prefeito Antônio Guimarães, a produção das hortaliças é enviada para os supermercados e mercearias de Aquiraz e para consumo das famílias. “Em breve, as famílias devem ser inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem como objetivo o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar”, destaca Guimarães.
Também estavam presentes a visita na localidade Picão, o Assessor Institucional Josenéas Sampaio, o Coordenador de Desenvolvimento Agrário Efrain Moreira e os Técnicos Agrários da SEDARHP.

Fonte;
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830

Nenhum comentário: