quinta-feira, 22 de maio de 2014

Secretaria de Saúde de Aquiraz promove palestras na Semana da Enfermagem.


Ainda referentes às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Enfermagem, que é comemorado em 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Aquiraz promoveu na última quarta- feira, dia 21, Ciclo de Palestras, acompanhado de um Coffee Break, com o objetivo de fortalecer a compreensão dos profissionais da área, enfermeiros, auxiliares e técnicos, da  necessidade de oferecer um atendimento humanizado e cuidar bem   dos pacientes, enquanto seres humanos que necessitam  de atenção individualizada.


Dezenas de profissionais da atenção básica (PSF’S), Hospital Municipal, Centro de Especialidades e de  outros equipamentos do sistema de saúde de Aquiraz estiveram presentes na Casa do Saber Justiniano de Serpa, no evento que contou também com a presença da Secretária adjunta da saúde Dra. Olímpia e  da diretora do Hospital Manuel Assunção Pires, Dra. Daniele Leitão.

 O Ciclo contou  com duas palestras, tendo falado primeiro  a psicóloga Lilânia Ágda, que explanou o tema sobre humanização no atendimento de um modo geral, incluindo todos os profissionais da área: Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos.

Ela lembrou que além de cuidar que o paciente tenha um atendimento mais humano, há a necessidade de que o próprio profissional tenha um suporte emocional para estar bem em todos os sentidos, física e emocionalmente para  oferecer tal cuidado.

Já a palestra final ministrada pela Fiscal do COREN- (Conselho Regional de Enfermagem), Enfermeira Sandra Waleska Vasconcelos, abordou o tema do protagonismo da enfermagem em cuidar e não apenas em atender o paciente.

Waleska disse que há a necessidade do profissional que atua na enfermagem se manter atualizado para que seja dado um tratamento adequado, cuidando das pessoas com segurança, com a tecnicidade que  a profissão exige e com o carinho, a atenção e o respeito a que o paciente tem direito, porém disse também que tudo isso passa pela valorização profissional que o enfermeiro e seus auxiliares  ainda carecem no Brasil.
 A enfermeira Aline Miranda chefe da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital de Aquiraz, disse que  achou muito proveitoso o encontro  e lembrou que é necessário o profissional se apropriar dessas informações, desse conhecimento, pois são vidas que são confiadas às mãos das equipes de enfermagem e eles deverão estar muito bem preparados para cuidar dessas vidas com se fossem pessoas de sua família, e nesse sentido segundo, Aline as duas Palestras foram muito bem escolhidas e atingiram o objetivo.

Ela parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pela escolha dos temas e pela atenção dada aos profissionais da área por ocasião das comemorações da Semana da Enfermagem.


SOBRE A DATA.
Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade.
O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
Florence Nightingale e o Dia Internacional da Enfermagem
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
Foi na guerra da Crimeia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecidom e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
Dia Internacional da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.


Nenhum comentário: