terça-feira, 6 de maio de 2014

Seminário Prefeitos Ceará debate desenvolvimento dos municípios


Encontro tem início às 9 horas do próximo dia 8, já com painel refletindo sobre experiências em gestão pública.

seminario de prefeitos
Na primeira edição, abordaram-se desafios para prefeitos em início do mandato
FOTO: KID JÚNIOR
Começa na próxima quinta-feira, prosseguindo até o dia 9, o 2º Seminário Prefeitos Ceará 2014, que acontecerá no Centro de Eventos, em Fortaleza. Nesta ano, as discussões estarão centradas em temas de maior prioridade para os gestores municipais, como a lei dos resíduos sólidos, legislação e marketing político com vistas às eleições deste ano, desenvolvimento econômico e gestão pública. O evento, que é gratuito, oferece três vagas para cada prefeitura do Estado.
O evento é uma iniciativa do Diário do Nordeste, sendo realizado pela Prática Eventos, com parcerias da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Instituto Future e patrocínios do governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
A coordenação do evento informou que até sexta-feira mais de 100 municípios confirmaram presença. As inscrições podem ser feitas até a abertura do seminário, daí que pede aos interessados para chegar entre 8 e 9 horas, ocasião que será feito o credenciamento. Também participarão dos debates o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Controladoria Geral do Estado, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Instituto para Desenvolvimento de Consórcios e as secretarias estaduais das Cidades, Fazenda e Gestão e Planejamento.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, que é também prefeito de Piquet Carneiro, a iniciativa neste ano contempla muito mais temas voltados para o desenvolvimento econômico da região. "É um encontro proveitoso, principalmente porque se volta para a capacitação e para as prioridades para o crescimento das cidades", salientou.
Segundo Expedito, há uma necessidade urgente das prefeituras em se melhor estarem preparadas não apenas para a captação de recursos, como evitar a perda desses, por não cumprir normas legais. Ele citou como exemplo, a lei que obriga o destino final dos resíduos sólidos para aterros sanitárias, dando aos antigos lixões.
Painéis
A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades, já confirmadas, como o vice- governador do Estado do Ceará, Domingos Gomes de Aguiar Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, José Jácome Albuquerque; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Francisco Aguiar; o diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste do Brasil, Fernando Passos; e diretores do Sistema Verdes Mares, dentre outras.
O primeiro painel, que ocorrerá logo após a abertura, abordará Gestão Pública, tendo como presidente de mesa o editor de Política do Diário do Nordeste, Edison Silva. Também no primeiro dia, haverá palestra sobre o Programa Mais Médicos e o desafio da Gestão Municipal em Saúde, tendo como palestrante o pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Professor da Universidade Federal do Ceará e representante do Ministério da Saúde no Programa Mais Médicos no Ceará, Luiz Odorico Monteiro.
O evento prosseguirá com os painel "O Lixo e a Lei", tendo como presidente de mesa o deputado estadual e ex-secretário das Cidades do Estado do Ceará, Camilo Santana. No dia 9, o primeiro painel será sobre "Desenvolvimento econômico", tendo como presidente de mesa o deputado estadual Mauro Filho. À tarde, o tema "As eleições", sendo presidida pelo editor da Coluna Comunicado do Jornal Diário do Nordeste e comentarista do Telejornal Bom Dia Ceará da TV Verdes Mares, Roberto Maciel.
Escola
Um dos momentos que ressaltará a necessidade de melhor qualificação dos gestores será a palestra da diretora da Escola de Gestão Pública do Estado, Lena Lobo Neiva, marcada para as 16 horas da quinta-feira. Ela demonstrará como novos conhecimentos poderão ser importantes para superação de desafios mais reclamados nas administrações, tais como a prestação de contas, manejo na tecnologia de informática para acesso a serviços do governo federal e captação de recursos dos governos federal e estadual.
A Escola de Gestão Pública do Estado existe há cinco anos. Ao longo da sua existência, já foram prestados mais de 40 mil atendimentos a prefeitos e servidores públicos. Segundo Lena, a ideia é interiorizar as práticas de gestão, para que as Prefeituras possam instrumentalizar o que já existe a serviço da boa prática administrativa.
Mais informações:
2º Seminário Prefeitos Ceará
Dias 8 e 9 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza Realização Prática Eventos
Telefone: (85) 4333.7684

Marcus Peixoto
Repórter.
FONTE;DN


Nenhum comentário: