terça-feira, 3 de junho de 2014

Aquiraz Promove Caminhada contra exploração do Trabalho Infantil.


 Nesta terça- feira dia 03 de junho, a Secretaria de Educação do Município de Aquiraz promoveu caminhada, como parte das ações de combate ao trabalho Infantil no município, dentro da Campanha, Todos os Juntos contra o Trabalho Infantil.
A Concentração foi na Escola Ernesto Gurgel Valente, às 07h30min, de onde cerca de 1.500 estudantes seguiram  pelas principais Ruas de Aquiraz, sendo a chegada na Praça em Frente à  Secretaria de Educação(Praça das Flores) .











A ação faz parte da Programação do PETECA- Programa de Educação contra a exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente e é acompanhado nos municípios pelo ministério público com apoio do Dr. Antônio Oliveira Lima, procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho.


Em Aquiraz 51 escolas da Rede Pública estão  participando do Programa que visa formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo.
 
Segundo a Secretária  de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda, a Secretaria está empenhada nesta semana especial   de abordagem do tema,   em  conscientizar a população sobre  a necessidade de se evitar a exploração da mão de obra da criança e do adolescente, porém é defendida a ideia de delegar responsabilidades  familiares aos filhos em relação a ajudar  nas tarefas domésticas, como: colaborar com os pais em manter  a casa arrumada e outros serviços que estejam compatíveis com a idade e capacidade de desenvolvimento das crianças, porém sem atrapalhar a principal responsabilidade delas, que é estudar.
Outro lembrete que é que as pessoas não devem consumir produtos ou serviços de empresas que reconhecidamente exploram mão de obra infantil.

A Secretária terminou dizendo, “O  que  defendemos  é a formação de cidadãos responsáveis, conscientes de que todo ser humano deve assumir responsabilidades  já bem cedo na vida, porém que sejam compatíveis com seu desenvolvimento físico e intelectual, sem exploração, mas com razoablidade   e que não interfiram  negativamente no processo educacional a que toda criança e adolescente tem direito”.

 

Segundo, Mirian Sampaio, que coordena  a programação pela Secretaria de Educação,  o trabalho de crianças e adolescentes, ocorre em praticamente todos os distritos de Aquiraz,  porém o levantamento oficial que revelará os números ainda está sendo fechado.
Estiveram  participando do evento Educadores e Gestores  educacionais que aderiram  à campanha que estava programada para ter seu ponto alto em 12 de Junho, que é o Dia  Mundial contra o Trabalho Infantil, porém em virtude do Mundial de Futebol que esse ano é no Brasil, foi antecipado para esta semana.

No Ceará, o Lançamento da Campanha foi nesta segunda, feira, dia 02 de Junho na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

No Próximo dia 06, sexta- feira, ainda como ações integrantes  da Campanha, “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”, os alunos de Pré- Escola do Município de Aquiraz estarão apresentando na Casa do Saber e na Escola Profissionalizante Alda Façanha, a partir das 8 horas, os trabalhos sobre o tema, realizados durante todo o mês de maio em cinco modalidades:  Contação de estórias com uso de Fantoches, Pinturas em Tela, Poesia em Cordel, Peças Teatrais,  e Estórias em Quadrinhos.

E no Dia 09 de Junho, haverá visitas aos hotéis e Pousadas  do Município com participação de equipe formada por psicólogo da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, educadores sociais da  Secretaria de Educação e Conselheiros Tutelares.

Sobre o O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil .
A data de 12 de Junho  foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas.
Esta data visa alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.
 O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalho infantil.
A UNICEF estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.

Fotos: Joselito Araújo


Nenhum comentário: