quinta-feira, 26 de junho de 2014

Festival da Cachaça movimenta Aquiraz



engenhoca
O Engenhoca Park foi o cenário escolhido para o Festival da Cachaça
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Image-0-Artigo-1639291-1
O equipamento turístico conta com uma exposição permanente de maquinários e, também, de objetos que remontam aos primórdios da fabricação da cachaça
Dar o devido reconhecimento à bebida mais popular do Brasil. Com esta intenção, acontece em Aquiraz, município cearense próximo a Fortaleza, o I Festival Internacional da Cachaça, amanhã e sábado, no Engenhoca Parque, com atividades para convidados.
A Festaça, como é conhecido o Festival da Cachaça, terá, também, muita música, envolvendo samba, pagode e axé, com atrações como Nigroover, Samba VIP, Locomotiva, Banda Patrulha, Joãozinho de Irauçuba e Borogodó.
Entre as novidades do evento, estarão chefs de cozinha, que elaborarão pratos à base da bebida destilada para serem distribuídos aos convidados como drinques exclusivos.
Dar qualidade e sofisticação à cachaça tem sido tarefa difícil para os apreciadores da bebida. Resgatar esse valor sofisticado, retirando a ideia de que o produto só é consumido pela classe baixa, se reflete na intenção maior do projeto do festival.
Segundo Célio Guimarães, idealizador do evento, reviver a história da cachaça e sua produção nos engenhos, trazer a cachaça para um lugar de destaque no cenário gastronômico brasileiro é possível, bastando apenas que se acredite no potencial do produto e se valorize a qualidade da bebida. Com isto, o turismo local ganha mais uma opção em seu leque de possibilidades.
Algumas curiosidades
A origem da palavra cachaça é polêmica e tem muitas versões. Do castelhano Cachaza, vinho que era feito da borra da uva; da aguardente, que era usada para amaciar a carne de porco (Cachaço); da garapa azeda, tomada pelos escravos e chamada por eles de Cagaça.
O certo é que a cachaça é um produto genuinamente nacional, amado por todos e conhecido mundialmente. Sua história data do tempo da escravidão, quando o trabalho escravo das lavouras de cana-de-açúcar era a mola-mestra da economia nacional.
Produto genuinamente brasileiro, a cachaça retorna renovada, de cara nova, mas com a tradicional essência de sempre, o que faz do produto querido por todos e compartilhado por muitos.
O município de Aquiraz surge agora como porta de entrada para o resgate da cachaça brasileira através do Festival Internacional, contando com o apoio fundamental da prefeitura local e de sua Secretaria de Turismo, além de todo o trade turístico da região.
Paraíso cearense
Primeira capital do Ceará, Aquiraz é responsável por parte importante do fluxo de turistas que vem a Fortaleza. O motivo é o Beach Park, maior parque aquático da América Latina, que recebeu o prêmio de Atração do Ano do Guia Brasil 2014 e do qual fazem parte dois resorts. A região tem outros hotéis e condomínios luxuosos em construção.
 Vale, também, conhecer a Prainha, que concentra barracas de praia e tem uma pequena vila onde funciona o Centro das Rendeiras, com trabalho ao vivo do artesanato local. Num passeio pelo centro histórico de Aquiraz, o turista encontra a Igreja Matriz, o Museu São José de Ribamar e outros atrativos.
Fonte:DN

Nenhum comentário: