segunda-feira, 16 de junho de 2014

FLAQ 2014 homenageará Ignácio de Loyola Brandão.



 A  FLAQ- Festa Literária de Aquiraz, edição 2014, que será realizada no  Parque Ecoeducativo  Engenhoca de  20 a 23 de novembro deste ano, homenageará o romancista , contista e jornalista Ignácio de Loyola  Brandão.



O lançamento da festa literária, que  acontece sempre 04 meses antes de sua realização, foi  na última segunda- feira, dia 16 de junho na  Livraria LER, no Shopping   Aldeota, em Fortaleza.
O Evento contou com a presença do escritor que será homenageado que demonstrou muita satisfação em participar da festa literária e disse  “A Flaq chegou até nós, ou nós chegamos até a  flaq por intermédio da curadora do evento, Mona D’ orf que decidiu me convidar e render essa homenagem o que eu considero muito lisonjeira, pois sempre digo que tenho interesse em glórias quentes, ou seja , homenagens em vida, pois de nada adiantará depois de morto ser reconhecido, ah ele foi isso, foi aquilo.

Ignácio de Loyola manifestou também o desejo  de encontrar escritores e autores do Ceará, pois segundo disse, “Esse encontro alimentará uns aos outros literariamente falando, posto que o sul e sudeste são muito fechados, formaram-se muralhas onde  outros escritores não entram, são ilhas literárias sem ligação com as outras ricas regiões do país, como o nordeste, por exemplo e outro grande  ganho dessa festa literária é que isso formará novos leitores, abrir-se-á um novo horizonte para que crianças e jovens sejam iniciados como leitores e amantes da leitura.”
A secretária de  Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda não escondeu a grande alegria de continuar realizando a FLAQ, já que a primeira edição em 2013, foi um grande sucesso e abriu portas para esta segunda edição, ela disse: “Ter  o autor Ignácio como homenageado, ele ter aceito nosso convite só prova que estamos  no caminho certo e já conquistamos o respeito do meio literário deste país e quero convidar toda a população do município para que se faça presente num dos dias ou em todos os dias em que a  FLAQ estiver em atividade no próximo mês de novembro, teremos grandes nomes envolvidos, grandes autores, será uma excelente oportunidade de enriquecimento cultural e educacional.”
Este ano a FLAQ trará grandes novidades, como por exemplo, um festival paralelo dedicado à leitura e literatura infantis, apresentação de teatro, música, gastronomia, baseados na vida e obra de Ignácio de Loyola.
A curadora convidada é  Mona Dorf e os autores convidados são; Pedro Bandeira(Santos-SP),Beranardo Kuzinsky, Ferréz (SP) Marília Lovatel, Socorro Acioli, Ana Miranda, e Tâmara Bezerra(Ceará),Luciana Savaget,Sérgio Abranches, Rodrigo Lacerda, Mary Del Priore(Rio de Janeiro), Ilan Brenman (Israel),Juan Pablo Villalobos(México), Carola Saavedra (Chile)  e Mirian Leitão (Minas Gerais).

A edição da FLAQ – Festa Literária de Aquiraz 2014 conta com patrocínio do Itaú Cultural e apoios da Prefeitura Municipal de Aquiraz, da Editora Ática e Editora Global.

Em 2013 – a primeira edição da FLAQ contou com o argentino Mempo Giardinelli, um entusiasta da contação de histórias, que abriu a programação repleta de grandes escritores, como os cearenses Ana Miranda, Xico Sá, Ronaldo Correa de Brito, Sidney Rocha e Tercia Montenegro, e os consagrados Luiz Ruffato e Mário Prata.
Sobre Aquiraz – a primeira capital do Ceará, fundada em 1699 como Vila e hoje com cerca de 70 mil habitantes, oferece a seus visitantes uma infinidade atrações. História, artesanato e culinária típica, além das belas paisagens locais, que se misturam e criam um verdadeiro leque de opções para todos os gostos e vontades. O município é banhado pelo Oceano Atlântico e tornou-se destino turístico há décadas graças aos 36 km de praia e belezas naturais que motivaram programas oficiais de incentivo à atividade turística na região. O parque hoteleiro é o segundo maior do estado (cerca de três mil leitos), atrás apenas da capital Fortaleza.

Sobre o homenageado deste ano.
Ignácio de Loyola Brandão- Nasceu em Araraquara, 31 de julho de 1936 é contista, romancista e jornalista.
Desde pequeno, Loyola sonhava conquistar o mundo com sua literatura; se não, pelo menos voltar vitorioso para sua cidade natal. Sua carreira começou em 1966 com o lançamento de Depois do Solo, livro de contos no qual o autor já se mostrava um observador curioso da vida na cidade grande, bem como de seus personagens. Trabalhou como editor da Revista Planeta entre 1972 e 1976.
Dono de um "realismo feroz", segundo Antonio Candido, seu romance Zero foi publicado inicialmente em tradução italiana. Quando saiu no Brasil, em 1975, foi proibido pela censura, que só o liberou em 1979.E o conto "O homem que espalhou o deserto" está no livro "Contos Brasileiros".
Em 2008, o romance O Menino que Vendia Palavras, publicado pela editora Objetiva, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano.

Fotos: Joselito  Araújo.











Nenhum comentário: