sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bismarck Maia assina contrato para urbanização da Beira- Mar da Prainha e anuncia pavimentação qualificada da estrada do Batoque.

O Prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Guimarães participou na manhã desta quinta- feira, dia 24 de julho, junto com o  Secretário de Turismo do estado do Ceará, Bismarck Maia, no Centro Administrativo do Cambeba, da assinatura  do contrato para urbanização e requalificação da Avenida Beira- Mar da Prainha em Aquiraz.
O Secretário lembrou que a requalificação urbana da Prainha vem do PRODETUR NACIONAL- Programa de Desenvolvimento do Turismo e faz parte de um pacote de obras no valor de 250 milhões de dólares contratado pelo governo do estado e que vem beneficiando todo o Litoral Leste, incluindo Aquiraz,  Serra da Ibiapaba e  Maciço de Baturité, que contemplou  a duplicação da rodovia  CE 040, até Beberibe.

Bismarck anunciou também que nos próximos dias estará convidando o prefeito Guimarães para juntos, assinarem ordem de serviço para o início da pavimentação qualificada da estrada do Batoque.
Já o Prefeito Guimarães disse que a reestruturação da Prainha, uma Praia de referência no estado,  é uma qualificação de espaço e quem ganha com isso é o turista, que passará a ter uma estrutura bem melhor e a população local, que com certeza terá mais oportunidade de negócios com a vinda de mais visitantes, gerando divisas e melhorando a qualidade de vida.
O Prefeito anunciou também a liberação para breve pelo governo do estado, de recursos para a construção do Centro das Rendeiras da Prainha, que foi desmontado e cuja construção está paralisada  há mais de 06 anos.

A saga das Rendeiras da Prainha.

Em 1979, durante o governo de Virgílio Távora, através do PNDA (Programa nacional do desenvolvimento do artesanato) foi doado um terreno para as rendeiras, e através da FUNSESCE (Fundação dos Serviços Sociais do Estado do Ceará), extinta em 1997, foi criado o "Centro Artesanal da Prainha", com o objetivo de valorizar o artesanato local, melhorar a renda das artesãs, diminuir a atuação do atravessador e ampliar o mercado. O centro contava inicialmente com cem associadas, atualmente são setenta, e dessas, trinta e cinco fazem a legítima renda de bilro na almofada.

Em 2008, a prefeitura de Aquiraz demoliu o velho centro, localizado na rua Desembargador Péricles Ribeiro, com a promessa de construir um novo. As rendeiras foram deslocadas para uma barraca ao lado do restaurante "O Leôncio".

 A partir daí, iniciou-se um impasse entre prefeitura a associação, pois as rendeiras achavam o local inapropriado para a acomodação de todas. Foram então transferidas para o prédio do antigo "Hotel Solar", sendo que algumas optaram permanecer na antiga instalação.

Em 2011 o novo centro ainda não havia sido construído e diante de rumores da desapropriação do terreno para a construção de uma praça, as rendeiras voltaram ao local e armaram pequenas barracas feitas de madeira e plástico, com medo de perderem seu espaço. Atualmente as dependências estão melhores e acomodam duas rendeiras em cada uma, somando dezoito nesse local.
 As demais estão divididas ao lado do restaurante "O Leôncio" e no antigo "Hotel Solar". O que seria o novo Centro das Rendeiras da Prainha, conta  apenas com a primeira etapa do projeto concluída, onde tem banheiros, uma sala que é a sede da associação e outra sala que é cozinha e depósito improvisado.


Nenhum comentário: