quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ibicuitinga poderá ter terceiro prefeito este ano

O município de Ibicuitinga, no Sertão Central, convive com uma situação inusitada. Uma decisão da Justiça Eleitoral poderá empossar seu terceiro prefeito este ano. Nesta quinta-feira, 10, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-Ce) dará início ao julgamento de recurso contra a expedição de diploma do prefeito em exercício, Francisco Anilton Pinheiro Maia, e seu vice, Cleomário Fernandes de Freitas, Vice-Prefeito de Ibicuitinga. A decisão poderá resultar no afastamento de ambos.
Anilton Maia e seu vice, Cleomário de Freitas, assumiram a administração de Ibicuitinga no fim de maio passado, após o ingressarem com Ação Judicial no TRE-Ce contra seus opositores, José Edmilson Gomes e José Maria Fernandes, e conseguirem o afastamento de ambos, de seus cargos eletivos. Agora, também serão julgados, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Ação foi requerida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) municipal e pelo candidato a prefeito nas eleições de 2012, José Cláudio Falcão Nobre. Ele poderá assumir a gestão municipal nos próximos dias caso a decisão seja favorável a cassação do diploma de Anilton Maia e seu vice. Se a decisão for confirmada, ele será o terceiro prefeito do Município em 2014.
Ainda nesta quinta-feira outra decisão referente ao poder executivo de Ibicuitinga entrará em pauta na sessão ordinária do TRE-Ce. Trata-se da ação de impugnação de mandato nas Eleições de 2012 do prefeito eleito nas urnas e atualmente afastado do cargo, José Edmilson Gomes e seu vice, José Maria Fernandes. A ação foi promovida por Francisco Anilton  Maia, atualmente à frente do Poder Executivo local.

Nenhum comentário: