quinta-feira, 24 de julho de 2014

Secretaria de Saúde de Aquiraz dá posse a novos Conselheiros.


         A secretária adjunta de Saúde de Aquiraz, Dra. Olímpia Azevedo, juntamente com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Marques de Farias  e o Pres. do Conselho Municipal de Saúde, Hilton Ferreira  estiveram dando posse, nesta quinta-feira, dia 24  aos novos 46 conselheiros que integram o Conselho Municipal de Saúde, cujo processo de renovação iniciou em novembro de 2013 e terminou em abril deste ano.
A Solenidade aconteceu  no Teatro da Escola Laís Sidrim Targino  e reuniu conselheiros representantes governamentais, profissionais de saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS, assim divididos numericamente: 08 governamentais, 02 prestadores de serviços, 12 profissionais de saúde e 24 usuários, incluindo titulares e suplentes.
As secretarias  municipais que têm assento no conselho, são Saúde, Educação, Infra- Estrutura ,e Trabalho e  Assistência social.
Em sua fala aos colegas conselheiros, o pres.  do CESAU, João Marques de Farias lembrou que os  novos conselheiros têm grande responsabilidade, já que o papel do conselho é tomar decisões sobre as políticas de controle social e cobrar a aplicação destas políticas, sem partidarismo, sem paixões a não ser a paixão  pelo benefício que sua atuação pode causar  ao usuário do sistema de saúde.
A Secretária adjunta, Dra. Olímpia destacou que é necessário a efetiva participação dos conselheiros, ela disse, “Precisamos de mais compromisso dos integrantes do Conselho, para que as ações sejam colocadas em prática, para que as decisões do conselho sejam transformadas em práticas que beneficiem o usuário com a maior brevidade possível”.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Hilton Ferreira concordou com a secretária quando deu bastante ênfase   ao compromisso que todos os conselheiros estão assumindo ao fazer parte do colegiado e disse , “ Gente, meus irmãos novos conselheiros, não é só colocar o nome no conselho, precisamos comparecer às reuniões do conselho, precisamos ter quórum para aprovar  as ações a serem praticadas, precisamos estar dispostos a  abraçar o outro, a lutar pelo bem estar do usuário do SUS, porém desarmados de qualquer sentimento negativo, através do diálogo fazendo os encaminhamentos  e cobrando a realização de políticas públicas que beneficiem a população de forma imparcial.”
A posse se deu baseada na portaria  2911/2014, de 24 de julho de 2014, assinada pelo prefeito Antônio Fernando Guimarães, com base  na lei municipal, 003/1992 de 18 de março de 1992.


Nenhum comentário: