quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Coordenadora e Farmacêutico da Central Farmacêutica esclarecem a População de Aquiraz.

Com o objetivo de esclarecer os usuários do Sistema de Saúde do Município, a coordenadora da Central Farmacêutica-CAF, Jane  Denise Chagas, esteve na Rádio Fm Padre Cícero, no distrito de Tapera, nesta terça- feira, 19 de agosto, concedendo entrevista ao Jornalista Régis Oliveira.
Ela  esteve acompanhada do Farmacêutico Daniel Gustavo, responsável pela Farmácia Central, que funciona anexa ao Hospital Municipal.
Eles falaram entre outros assuntos da necessidade  de a população colaborar com o sistema de saúde recebendo seus medicamentos apenas em seus postos de origem, ou seja na localidade onde são atendidos e verificar o receituário cuidadosamente prescrito pelo profissional médico para que não haja divergência entre o medicamento prescrito e o que está disponível na lista de entrega das farmácias.
Outro ponto mencionado por Jane Denise foi que o município de Aquiraz e outros 181 municípios participam da compra direta junto com o governo do estado do Ceará, que por vezes deixa de entregar os medicamentos nas datas previstas ou entrega uma quantidade insuficiente, ocasionando a falta temporária de alguns itens, porém, segundo ela,  o município  não teria condições de comprar isoladamente seus medicamentos, já que os preços seriam muito elevados devido a quantidade que seria pequena para obter descontos significativos.
Denise  lembrou que o  município conta com 01 farmacêutico  para cada 08 unidades de saúde, que percorrem o extenso território de Aquiraz, verificando todas as farmácias dos psf's e acompanhando seu funcionamento.
Outro ponto positivo esclarecido pela coordenadora foi o treinamento e capacitação periódico dos auxiliares de farmácias que atendem nas unidades de saúde, visando atender bem e esclarecer a população, no uso racional de medicamentos.
A entrevista concedida por Denise e Daniel faz parte de uma ação implementada pela CAF, recomendada, pela Secretaria de Saúde,visando aproximar o usuário do sistema de distribuição de medicamentos do município.

Nenhum comentário: