quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prefeitura de Aquiraz investe em tecnologia e promove inclusão digital


Nas últimas décadas, as informações se multiplicam num ritmo veloz. É o desenvolvimento acelerado da área da informação, com a utilização intensa de computadores. Aquiraz está nesse ritmo da inclusão digital. A Prefeitura Municipal acaba de implantar o projeto ¨Aquiraz Digital¨, promovendo inclusão social. Os 135 órgãos da Prefeitura estão ligados numa grande rede de dados, com a garantia de melhores condições de trabalho aos profissionais e de qualidade e rapidez nos atendimento à população. E mais: duas praças já estão ligadas na maior rede de computadores. Quem vai à Praça da Matriz e à Praça das Flores além de colocar a conversa em dia ou namorar pode se ligar na internet e as redes sociais e bater papos com amigos do mundo inteiro. Para detalhar e deixar mais claro como o projeto Aquiraz Digital¨, veja a entrevista com o idealizador Evandro Lima:

Pergunta – Qual é o tamanho e abrangência do "Aquiraz Digital"?
Resposta - O Aquiraz Digital é um projeto de iniciativa da gestão do prefeito Antônio Guimarães que melhora a parte tecnológica da Prefeitura e torna a inclusão digital uma realidade para a população de Aquiraz.
São 16 torres de Internet, localizadas em todos os distritos de Aquiraz, interligadas com a torre servidora no Centro da Cidade, formando uma grande rede de dados, voz e imagens, onde os 135 órgãos da prefeitura recebem a internet de qualidade com 10 megas para cada escola e 20 megas para cada secretaria e órgãos maiores.
Pergunta – Quais são as vantagens para a população?
Resposta - Com a implantação do programa, a administração municipal pode compartilhar todos ossoftwars gratuitos do governo federal, possibilitando aos cidadãos do município ter acesso rápido a serviços, como a realização da marcação de uma consulta médica através da Secretaria de Saúde, sem sair de casa ou acessar um benefício da área social sem se deslocar para a sede do município, só para citar dois exemplos.

É um ganho muito grande para todos aqueles que moram em Aquiraz, pois hoje em dia a informação é o que há de mais valioso para o ser humano e Aquiraz está dando um passo muito grande para disponibilizar aos seus cidadãos essa ferramenta. Podemos dizer que é uma administração que tem muita visão de futuro, por ser o município pioneiro no Estado num programa de inclusão digital com essa dimensão.

Pergunta - Com esse programa de inclusão digital, qual é o ganho na área do serviço de telefonia para a administração municipal?
Resposta - A prefeitura tem à disposição um serviço de 200 linhas telefônicas interligando todos os órgãos, secretarias, escolas e postos de saúde por um custo 300% menor do que as 23 linhas convencionais usadas anteriormente, onde todos falam entre si sem custos adicionais.
Pergunta – O programa inclui monitoramento por câmeras e onde estão essas câmeras?
Resposta – O "Aquiraz Digital" inclui a instalação de câmeras de monitoramento em todos os órgãos da prefeitura, também incluindo secretarias, postos de saúde e escolas, monitorando a entrada e saída de pessoas, o que está sendo ampliado para as praças e ruas dos principais bairros de Aquiraz, enviando dados tanto para uma central na sede da guarda municipal, bem como para o comando de polícia metropolitano, sediado na cidade.
Pergunta - Quais são os aspectos de inclusão mais diretos do "Aquiraz Digital" para o grande público, o público das ruas e os estudantes, por exemplo?
Resposta – O mais direcionado à inclusão é o acesso gratuito à internet nas ruas de Aquiraz, que disponibiliza para as pessoas em todas as praças do município, bastando para isso elas fazerem a inscrição, através de cadastro com nome, endereço, telefone e criar um login e senha.
Estão disponíveis dois megas individuais, ou seja, por conexão, o que significa que se houver numapraça 30 pessoas acessando cada uma terá a velocidade de dois megas.
E um outro aspecto muito ousado, pioneiro e portanto inédito no Estado, é internet grátis para todo e qualquer aluno da rede municipal, oferecido pela Prefeitura de Aquiraz, bastando para isso o aluno adquirir um kit de instalação junto à empresa fornecedora do serviço.
Pergunta - O "Aquiraz Digital" já está funcionando?
Resposta - Sim, todas as facetas do programa já estão em operação. Precisamos reforçar entre os estudantes a necessidade do cadastro para a aquisição dos kits para que os alunos da rede municipal tenham internet totalmente grátis em suas residências.

Reportagem : Régis Oliveira
Fotos: Joselito Araújo.

Nenhum comentário: