quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Secretaria de Educação de Aquiraz realiza II Sarau Literário

A Praça das Flores, no Centro de Aquiraz, virou palco de um verdadeiro festival de cultura. Na terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, acontece o II Sarau Literário, promovido pela Secretaria de Educação. Sempre das 14 às 17 horas.
Apresentações teatrais, poesia, música, orquestra e contação de histórias fazem a alegria do público que está indo à praça. Equipes de servidores da Secretaria de Educação estão envolvidas na organização e realização do evento, que contou com a participação de alunos das escolas da rede municipal. A programação homenageia o escritor paraibano, Ariano Suassuna, que morreu no dia 23 de julho deste ano.
O rico cenário foi montado cuidadosamente, incluindo elementos da cultura sertaneja nordestina, como: cangalha, sela, mão de pilão, jibão, chapéu de couro, cambito e outros apetrechos da vivência sertaneja. O ponto alto do primeiro dia do Sarau foi a encenação da Peça “O Auto da Compadecida’, a mais famosa obra de Ariano Suassuna, apresentada em três atos pelos funcionários da Educação de Aquiraz.
A famosa frase de Suassuna esteve incluída na peça, no ato, o enterro da cachorra: ¨ “Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre”.

A secretária de Educação, Terezinha Holanda, que representou o prefeito Antônio Guimarães, falou da satisfação em proporcionar uma programação de tamanha riqueza cultural para os aquirazenses. 
Para o prefeito Antônio Guimarães, a valorização da cultura em Aquiraz está em todos os espaços públicos, desde a escola até as praças e ruas do município¨. A Prefeitura de Aquiraz segue o que diz a sabedoria popular, divulgando e valorizando a cultura onde o povo vai, onde o povo está.

Fotos:Joselito Araújo.

Nenhum comentário: