sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Funceme registra chuva em 33 municípios; Iguatu tem a maior com 79mm

Na madrugada desta sexta-feira, 3, voltou a chover no Ceará, com predominância na região Centro-Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos registrou até o momento chuva em 33 municípios.


As dez maiores precipitações foram registradas nas seguintes cidades: Iguatu (79mm); Cedro (62mm); Cariús (50), Saboeiro (40mm); Aurora (37mm); Várzea Alegre (36mm); Jucás (36mm), Umari (35mm); Ipaumirim (27.4mm); Juazeiro do Norte (27mm).
De acordo com a Funceme, no decorrer desta sexta-feira e para amanhã (sábado), a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro deixa o tempo instável com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Sul do Ceará entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer do dia.
Domingo, dia de eleições, a Funceme prevê chuva para a região litorânea e Vale do Jaguaribe, precipitações isoladas, ainda sobre influência do sistema CAN.
Para o agricultor, José Gomes, a ocorrência de chuva neste mês de outubro é bom sinal de que haverá chuvas acima da média na próxima quadra invernosa (fevereiro a maio) em 2015. “Choveu ontem e hoje e isso é um bom sinal”, disse. O Ceará enfrenta três anos de seca, com precipitações abaixo da média e os reservatórios estão secando.
As chuvas dos dois últimos dias são localizadas e variadas. Em Iguatu, por exemplo, nesta sexta-feira houve registro de precipitações de 79mm, na sede; de 70mm, na localidade de Umburana; de 44mm no Quixoá.
FONTE:DN

Nenhum comentário: