quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aquiraz realiza fórum de credenciamento em busca do Selo Unicef


O Fórum de Credenciamento para que o município possa concorrer ao Selo Unicef - Município Aprovado, edição 2013-2016, acontece no próximo sábado,15, na Escola Estadual Alda Façanha (Av. Nossa Senhora de Lourdes, s/n).

Aquiraz já venceu duas edições do Selo realizadas em 2004 e 2008. Para este ano, sob a orientação do prefeito Antonio Fernando Freitas Guimarães, o município trabalha, desde o início de 2013, para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores. O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento do Fórum está sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representantes de todas as secretarias, com destaque para as pastas de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente; Ministério Público, sociedade civil, conselhos municipais, entidades não governamentais e igrejas vão participar do Fórum. Crianças e adolescentes representarão 15 escolas do município, incluindo instituições municipais, estaduais e particulares.

O eixo de Participação Social envolve a realização de fóruns comunitários e o desenvolvimento de atividades e projetos em três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esporte e Cidadania.

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar metas, que estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Sobre o selo

O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo Unicef no Estado da Paraíba e, em 2006, após a realização de três edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos, estão comprometidos com o pacto "Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido", documento que atesta o compromisso assumido, no ano de 2004, pelos governadores, em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Aquiraz
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Telefone: 4062-9943
E-mail: 
assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br

Nenhum comentário: