segunda-feira, 17 de novembro de 2014

As atrações da Festa Literária de Aquiraz

A partir da próxima quinta-feira, dia 20, acontece a  segunda edição da Festa Literária de Aquiraz – Flaq. A programação, que segue até domingo, dia 23, será toda realizada no Parque Engenhoca, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas através desse site- www.flaq.com.br.

engenhoca-parque-ecoeducativo
O parque Engenhoca conserva parte da história da produção de aguardente no Estado do Ceará.
Ao todo, serão 22 escritores participando do evento. Alguns deles, nacionalmente conhecidos e com best-sellers publicados, como Lira Neto e Bernardo Kucinski, além dos queridinhos do público infanto juvenil, Socorro Acioli e Pedro Bandeira. O poeta cearense Artur Eduardo Benevides também receberá homenagem póstuma no evento.
1362682694_486643_1362691229_noticia_normal
Bernardo Kucinski
As mesas literárias serão realizadas nos quatro dias de evento. No dia 20, às 11h, a primeira terá a participação da escritora cearense Socorro Acioli e Carola Saavedra e terá como tema “Ser escritor na parte pobre do planeta”, com discussões a respeito das influências que o meio exerce  na produção criativa e os momentos em que a literatura se coloca como um desafio. Mais tarde, às 16 horas, Carola divide a mesa com João Carrascoza e discutem a gênese do romance.
835271
Socorro Acioli com um de seus sucessos voltados para o público infanto-juvenil: A Bailarina Fantasma
Foto: Juliana Vasques
Na sexta, às 11h, os escritores Bernardo Kucinski e Ricardo Carvalho farão uma análise sobre os 50 anos da ditadura militar. Já às 16h, Ilan Brenman irá discorrer sobre a complexidade da escrita para o público infantil. Às 17h30, Ignacio de Loyola Brandão e o editor Luiz Alves revelam os bastidores da relação entre escritor e editor que dura mais de 30 anos.
No sábado,  a primeira mesa literária começa as 15h, com Lira Neto e Rodrigo Lacerda e irá fomentar a discussão sobre a convivência entre a história e o romance histórico e as possibilidades do real na dura convivência entre ficção e história. Logo depois, às 17h, Ricardo Carvalho irá lançar a questão da sustentabilidade e sua relação com a Literatura. Às 17h30, Ignacio de Loyola reencontra, no Ceará, uma das histórias de seu livro homônimo, Mel de Ocara, com mediação de Terezinha Holanda.
No domingo, último dia da programação, serão três mesas. Na primeira, às 11 h, Adriano Espínola e Humberto Pinheiro falarão sobre a identidade cultural  e a literatura contemporânea cearense.  Na segunda, ás 14h, Marilia Lovatel e Regina Fiúza lerão poemas de Artur Eduardo Benevides e contarão os “causos” do príncipe dos poetas. Na terceira, às 16h30, Ferrez e Rodrigo Ciríaco discutem a literatura marginal.
BLBLadrianoespinolaAdriano Espínola, poeta e escritor cearense radicado no Rio de Janeiro, é autor do livro de poemas Beira-Sol, indicado para o vestibular da Universidade Federal do Ceará de 2000.
Fonte:DN

Nenhum comentário: