quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Educação de Aquiraz e Flaq, uma celebração de resultados



Festa Literária reflete avanços na rede municipal de ensino e o apoio a eventos da área cultural.

O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães irá prestigiar abertura oficial da Flaq, a partir das 18 horas desta quinta-feira, no Engenhoca Park Ecoeducativo. Ele ofereceu todo apoio à promoção, enfatizando tratar-se de “um encontro de reflexão, discussão e propostas para a literatura, bem como o incentivo à leitura e à escrita, com importante fomento ao turismo cultural”.

 

Foto:Joselito Araújo
Ignácio de Loyola- Autor de zero e mel de Ocara

O evento reunirá, entre os dias 20 e 23 deste mês, mais de 20 renomados escritores a expor e debater seus textos, discutir literatura, comentar sobre a arte de criar e escrever, ministrar oficinas e minicursos. Entre as grandes atrações da Flaq deste ano, está a homenagem ao escritor paulista Ignácio Loyola Brandão. A expectativa é de que seja dobrado o público da festa.

 

Por isso, Aquiraz é, desde o ano passado, conhecida como destino certo da literatura, uma "praia das letras". O quadro se completa em 2014, quando também acontece a Flaq Infantil, evento simultâneo direcionado às crianças e jovens estudantes da rede pública e particular de ensino; professores e adultos interessados da Região Metropolitana de Fortaleza, especialmente Aquiraz. A promoção da Festa pretende, ainda, repercutir em todo o Estado do Ceará.

 

Os expressivos investimentos que a Prefeitura de Aquiraz vem fazendo em educação infantil estão ajudando a promover a Flaq e a mostra paralela, com patrocínio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município.


A Flaq é o primeiro e único festival literário do Ceará. Uma das idealizadoras do evento, a agente literária Marisa Moura conta que, a partir deste ano, se espalha por escolas de Aquiraz. “(A festa) vai aproximar ainda mais leitores e autores. O objetivo é justamente trazer o público infantil e juvenil, formar leitores, despertar o prazer da boa leitura”, explica


Já pela manhã, as atividades da Festa literária terão início com o funcionamento de algumas mesas, a abertura para a visitação do público e a presença de 500 alunos, que virão de 10 escolas para encontros com os autores e oficinas de leitura.
Também, cinco autores vão a algumas escolas públicas do município, onde encontrarão alunos, professores e público em geral para falar sobre literatura. Entre os escritores, Ricardo Carvalho, que falará sobre sustentabilidade, com o público da Escola Isidoro Assunção, no distrito Serpa. O escritor Ferréz, que destaca a literatura marginal, vai para a Escola Plácido Castelo, no distrito Tapera, e o homenageado da festa, Ignácio de Loyola Brandão, irá falar sobre formação de novos leitores na Escola do Batoque, no distrito Jacaúna.


Mais informações

Engenhoca Parque Ecoeducativo (Rua Raimundo Coelho, s/n)

Acesso grátis.

Telefone: (85) 3361 1010

Nenhum comentário: