segunda-feira, 24 de novembro de 2014

FLAQ vira um marco para Aquiraz em sua segunda edição

A Festa Literária de Aquiraz (FLAQ)' que aconteceu em sua segunda edição, de 20 a 23 deste mês, se consagrou como grande sucesso. Agora, definitivamente, garantiu seu espaço no calendário anual dos grandes eventos sócio-culturais do município.





Durante os quatro dias de festa, foram desenvolvidas atividades lúdicas, paralelas à programação oficial, que trouxe contação de histórias, teatro, música e poesia em encontros com grupos e profissionais das mais diversas áreas culturais.

Christiane Guimarães, Ignácio de Loyola e Terezinha Holanda.
Na abertura, no dia 20, teve música, com o espetáculo "A Solidão no Fundo da Agulha", trazendo Rita Gullo (voz), filha do autor homenageado, Ignácio de Loyola Brandão, e Edmilson Capelupi (violão), além de participação especial do escritor paulista.
Uma grata surpresa para os autores e público foi a descoberta pelo escritor e jornalista Ricardo Carvalho, da escritora mirim, Abigail Alves, da Escola Municipal Isidoro Assunção, no distrito de Justiniano de Serpa. Em meio a mais de 200 alunos, a jovem se destacou como autora de um livro com 20 capítulos, já pronto, bem ao estilo e inspiração na escritora cearense Rachel de Queiroz. 
O escritor Ricardo Carvalho disse ter ficado surpreso e emocionado ao descobrir o talento da jovem autora naquela  pequena localidade e convidou-a para ler, em público, um trecho do seu livro, no palco da FLAQ, Abigail foi bastante aplaudida, tanto pela plateia, como pelos autores.
Segundo, a secretária de Educação de Aquiraz, Terezinha Holanda, o grande destaque este ano foi a visita dos autores às escolas. Eles comentaram sobre a experiência como enriquecedora, além do fato de as crianças manifestarem satisfação e ficarem deslumbradas  ao encontrar os escritores.
Grande homenageado, o jornalista e escritor, Ignácio de Loyola Brandão, com 43 livros publicados, disse que a melhor homenagem já recebida em sua vida,, aconteceu ao ser recepcionado pelos alunos da Escola Municipal de Batoque.
 
Fotos:Joselito Araújo
 Mais Informações.

Nenhum comentário: