quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Governo dispensa agricultor familiar de pagamento


Segundo estimativa da SDA, a dispensa do pagamento tem impacto na economia estadual de cerca de R$ 7 milhões.


safra
Trabalhadores rurais já não sabiam o que fazer após o 3ºano seguido de estiagem
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Image-0-Artigo-1739780-1
Os técnicos da SDA vão discutir com os da Ematerce sobre a integração de famílias que já são atendidas por mais de um programa da SDA
FOTO: WALESKA SANTIAGO
 Agricultores familiares cadastrados no programa Hora de Plantar e que receberam sementes para a safra de sequeiro (aquela que depende exclusivamente das chuvas) deste ano estão dispensados de pagamento. A portaria de isenção foi assinada pelo governador Cid Gomes e tem por justificativa a elevada perda da lavoura em decorrência da seca que castiga o Estado. A medida vai beneficiar cerca de 130 mil produtores rurais.
No ano passado, o governo adotou medida semelhante. De acordo com o programa, os agricultores têm de pagar por meio de boleto bancário 50% do preço das sementes. Esse valor varia de acordo com a quantidade recebida pelos produtores. A semente de mamona, que é destinada para o programa biodiesel, tem, entretanto, dispensa de 100%. O subsídio independe de verificação de estiagem.
Medida social
A dispensa de pagamento tem impacto na economia estadual em cerca de R$ 7 milhões, segundo estimativa do coordenador de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Lemos.
"É uma medida de caráter social mediante a seca e a perda da safra", justificou Lemos. "Os agricultores familiares foram prejudicados e estão descapitalizados", explica Itamar.
FONTE; DIÁRIO DO NORDESTE.

Nenhum comentário: