quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Guimarães quer mostrar como Aquiraz Acontece

Prefeito de Aquiraz


O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, prepara a divulgação de um balanço administrativo dos dois primeiros anos de gestão. Oportunidade para conhecer melhor feitos e projetos que se destacam em vários setores da municipalidade. A amostragem promete repercutir, pois coloca em evidência mudanças que simbolizam avanços na implantação de políticas públicas. Também, atesta o cumprimento de promessas assumidas ainda em campanha. Isto acontece na saúde, educação, geração de emprego e renda, turismo, infraestrutura, finanças e assistência social.

Apesar do perfil discreto do gestor, um empresário de comportamento fora do convencional na política, o objetivo da prestação de contas é informar êxitos e surpreender pelo compromisso em investir com transparência e responsabilidade. Áreas como a saúde, por exemplo, tem renovada toda estrutura funcional em atenção básica, hospital, centros de especialidades e transportes. Na educação, a cidade comemora índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima das médias estadual e nacional, além de ter superado a meta proposta pelo SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). Resultados de um quadro favorável da rede de ensino local, que possui 800 professores, atuando em 50 escolas com 14.750 alunos matriculados, além da maior frota de transporte escolar em operação do Estado.
Já o atendimento a demandas como a escassez de água, acentuada desde 2012, vão resultar na entrega de 60 poços profundos e 38 chafarizes. A prefeitura pretende ainda reeditar, em 2015, o carnaval mais seguro do Ceará, com taxa de ocupação de 85% da rede hoteleira. Na área de assistência, Aquiraz conseguiu potencializar em 85% a concessão de benefícios sociais, entregar dois residenciais do Minha Casa Minha Vida, atender 7.200 pessoas em 12 localidades com o programa ação global e capacitar profissionalmente outra duas mil através do Pronatec.
Junto aos servidores, Guimarães implantou piso salarial e concedeu reajuste linear de 8,32% na folha, além de introduzir vale-transporte e vale-refeição. Nas finanças, um novo site trouxe mais transparência contábil, tributária e financeira à gestão, criou-se o plantão fiscal e um novo código tributário foi implantado. Também destaque-se que o mercado público foi reformado, o acesso gratuito à internet disponibilizado em praças, escolas e postos de saúde, bem como a iluminação pública mantida e ampliada com a contratação de empresa especializada.
Fonte; Blog do Roberto Moreira.

Nenhum comentário: