sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Prefeitura de Aquiraz desobstrui canal para água do Catu-Cinzenta,

Fotos: Joselito Araújo 

Renovado o Decreto de Situação de Emergência por 180 dias, a contar de 24 de outubro deste ano, o prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães orienta esforços da gestão municipal para amenizar os efeitos da estiagem que assola o município há três anos. Já estão em fase avançada e chegando na ponte da CE 040, os serviços de desobstrução do canal que transporta água do Açude Catu- Cinzenta, no distrito de Justiniano de Serpa, para a Lagoa do Catu, na sede do município de Aquiraz.
A Prefeitura colocou em operação uma retroescavadeira, que opera há cerca de duas semanas, para desobstruir canal que passa por várias propriedades rurais. A água era gradativamente barrada em um percurso de cerca de 14 quilômetros até chegada na Lagoa. Agora, haverá bombeamento desde a barragem do reservatório Catu-Cinzenta, que é gerenciado pela Companhia Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (COGERH). O açude está com apenas 8,74% de sua capacidade.
Esta é uma medida provisória, pois o prefeito Guimarães já está com licitação pronta para investir cerca de R$ 13 milhões na construção da adutora que trará água do sistema Pacoti- Riachão- Gavião, resolvendo definitivamente o problema da escassez na cidade de Aquiraz, o que deve acontecer a partir de 2015.
Outras medidas emergenciais são implementadas como escavação de 60 poços profundos, construção de 38 chafarizes, abastecimento através de carros-pipa nas áreas mais críticas e compra de 50 caixas d’água de 7.500 litros. Agora, a desobstrução deste canal, que deverá amenizar a situação preocupante da Lagoa do Catu, onde ocorre o bombeamento para o sistema da Cagece, que abastece a cidade.
Só em 2014, o investimento em  recursos hídricos atingiu R$ 3,3 milhões. Os distritos e respectivas localidades atendidas são: Caponga da Bernarda (Mirador, Maria Secundina, Vila São Francisco, Vila Nova e Sítio Quintas), Jacaúna (Iguape e Barro Preto) Assis Teixeira (Jenipapeiro), Sede (Machuca, Beira Rio e Jacundá), Serpa (Vila Melão, Cinzenta, Beira- Sol, Galileia, Vila Catita, Crioulo, Aroeira, Croatá e Estrada Nova), Camará (Telha, Malvinas, Santa. Maria e Sol Nascente), Tapera (Área Verde e Vila Pagã), João de Castro (Áreas Verdes) e Patacas (Pingo de Ouro).
Além dessas ações, o prefeito Guimarães conseguiu firmar convênio com o Governo do Estado, através do programa “Água para Todos”, para instalação de sistemas de abastecimento de água simplificado em algumas localidades rurais.




Mais informações
Coordenadoria Municipal da Defesa Civil
Rua Raimunda Nogueira, 52- Estrada do Picão - Aquiraz
Telefone: 3361-1834

Nenhum comentário: