terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sem diálogo com prefeito Roberto Cláudio, vice é isolado em gestão

Gaudêncio Lucena não conversa com o prefeito desde a eleição e tem funções limitadas com reforma administrativa.

O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, revelou estar isolado na Prefeitura de Fortaleza desde o acirramento entre PMDB e PROS motivado pela disputa para o Governo do Estado ao afirmar que não conversa com o prefeito Roberto Cláudio desde a eleição. Até a função mais relevante que ocupava desde o início do mandato, em 2013, como coordenador das secretarias regionais do Município, não faz parte mais da responsabilidade dele, enfraquecendo ainda mais o gabinete da vice-prefeitura da Capital, que conta com estrutura de 17 servidores.
Gaudêncio Lucena informou que não se reúne com Roberto Cláudio desde a campanha eleitoral do ano passado, mas atribuiu a falta de diálogo à viagem feita por ele ao exterior após o pleito e aos demais compromissos de fim de ano. "Ainda não encontrei com ele, porque eu viajei depois da eleição. Teve o fim do ano e desde que estou no meu gabinete ainda não tive a oportunidade de encontrar com Roberto Cláudio", pontuou.
Apesar do isolamento, o peemedebista disse que tem cumprido diariamente o expediente no gabinete da vice-prefeitura da Capital e continuará no exercício do cargo, já que foi eleito para a função. Gaudêncio Lucena também assegurou não ter nenhuma objeção ao nome do prefeito Roberto Cláudio. "Eu fui eleito e serei vice-prefeito até o último dia do mandato se Deus me permitir. Então, voltei e estou no gabinete. Continuo dando expediente no gabinete. O trabalho continua normal. Eu não tenho nenhuma objeção a Roberto Cláudio", frisou.
O espaço que o PMDB ocupa atualmente na Prefeitura de Fortaleza, segundo Gaudêncio Lucena, está restrito apenas a seu gabinete. "O PMDB não existe mais na Prefeitura. Depois do processo eleitoral, todas as pessoas ligadas ao PMDB foram demitidas da Prefeitura e não voltam mais", esclareceu.
Já em relação ao gabinete, Gaudêncio Lucena ressaltou que ele tem autonomia para a gestão do quadro de funcionários, mas destacou que a maioria não tem filiação partidária junto ao PMDB. "O gabinete da vice-prefeitura tem seu quadro próprio. Ninguém pode demitir. Somente o vice-prefeito. Então, enquanto eu estiver à frente da estrutura do gabinete, todos permanecem. Até porque a maioria das pessoas que estão no meu gabinete não são nem filiadas ao partido, mas que trabalham pelo Município", destacou.
Gabinete
Atualmente, o gabinete conta com um estrutura de 17 servidores que ocupam cargos comissionados e mais três estagiários. Na Lei Orçamentária para o exercício de 2015, aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza, a previsão é que o gabinete do vice-prefeito receba neste ano recursos na ordem de R$ 1,1 milhão.
Apesar de toda a estrutura, Gaudêncio Lucena reconheceu que seu gabinete tem assumido apenas o papel institucional e sem envolvimento em ações mais relevantes na gestão do prefeito Roberto Cláudio.
Inicialmente, foi atribuído ao peemedebista Gaudêncio Lucena a responsabilidade de coordenar as secretarias regionais da Prefeitura de Fortaleza, mas a tarefa passou a ser assumida pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, após a reforma administrativa.
"Nós fazemos hoje apenas o trabalho institucional. No início, nós fizemos a coordenação das secretarias regionais até o momento em que foi feita a reforma administrativa, quando foi transferida esta responsabilidade para a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos", lembrou Gaudêncio Lucena.
O vice-prefeito negou, no entanto, ter se incomodado com a perda da função, que até então era a tarefa mais importante que ele ocupava desde o início da gestão, ao avaliar que a responsabilidade competia verdadeiramente mais à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
Fonte: DN

Nenhum comentário: