quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Aniversário de Aquiraz terá Luiz Marcelo e Gabriel.

Aquiraz comemora 316 anos com shows na véspera do Carnaval 2015


Aquiraz, a primeira capital do Ceará, comemora na próxima sexta-feira, 13, seus 316 anos de história. A programação do aniversário preparada pela Prefeitura Municipal começa às cinco horas da manhã, com eventos na Praça da Matriz. Uma alvorada festiva acontecerá pelas ruas centrais da sede, seguida de Missa em Ação de Graças na Igreja, apresentação da Banda de Música Virgílio Coelho e bênção religiosa. Na agenda noturna, a partir das 20 horas, é a vez dos shows populares, com a Banda Forró Do Bom e a dupla Luis Marcelo e Gabriel.
 
Referência pelos encantos naturais de belas praias, vida bucólica e preservado sítio histórico, o município, tradicionalmente, registra esta época do ano, grande fluxo turístico. Como a festa de aniversário da cidade coincidirá com a abertura do período carnavalesco, a comunidade espera grande animação na sede e zona litorânea.
 
Aquiraz nasceu como Vila, pela Ordem Régia de 13 de fevereiro de 1699. Prédios históricos impressionam como a Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII, repleta de traços barrocos e neoclássicos; o Museu Sacro São José de Ribamar, fundado em 1967, com 600 peças de caráter religioso; a Casa do Capitão- Mor, o antigo Mercado da Carne, as ruínas dos jesuítas e a própria Praça da Matriz com seu entorno de antigas construções.
 
No atual modelo de administração pública implantada no município, o foco é proporcionar melhor qualidade de vida para a população, principalmente nas áreas de educação, saúde, assistência social, serviços e obras voltadas à convivência com a estiagem. Mudanças já podem ser percebidas através de expressivos indicadores. Um deles é a taxa de escolarização, que chega a 95,9% dos alunos de 6 a 14 anos matriculados na rede municipal. A educação básica tem resultados acima da média propostas por avaliações como a do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que, atualmente, é de 5.4 . A valorização do servidor também está em pauta de prioridades com concessão de benefícios reclamados há décadas, como reajustes salariais e concessa de vales transporte e alimentação.
 
¨A complexidade de Aquiraz, com o seu peso histórico, que vai além dos limites territoriais serve de referência para todo o Estado. Envolve, compromete, apaixona e, consequentemente, amplia no gestor o desafio de cuidar cada vez melhor dos serviços públicos, garantindo qualidade de vida e contribuindo para a felicidade de quem vive aqui, na nossa cidade¨, afirma o prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães.
 
Comprometido com esse desafio, o gestor mantém agenda de trabalho ouvindo moradores e lideranças comunitárias. Ele acompanhando de perto as obras, entre as quais escolas e postos de saúde, reforçando a luta por mais financiamento nas áreas prioritárias, como a adutora de engate rápido, que custará R$ 13 milhões e chegará, em breve, ligando o grande manancial Pacoti - Riachão a Aquiraz. O benefício resolverá, de vez, os problemas de escassez d’água na sede de Aquiraz. 
 
 
Mais informações:
 
Secretaria de Cultura de Aquiraz
Telefone: (85) 3361-1840

Nenhum comentário: