sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Prefeito Guimarães anuncia reajuste de professores e piso fica 27,6% acima do nacional


O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães anunciou hoje, à tarde, um reajuste salarial de 13,01%, retroativo a 1° de janeiro, para os professores efetivos do município. Com a medida, o magistério de nível superior, em início de carreira, terá remuneração de R$ 2.652,34. Este valor é 27,69% superior ao definido pelo MEC - R$ 1.917,78 - como piso salarial da categoria para o ano de 2015. O prefeito esteve reunido com representantes dos professores de cada escola municipal, na Casa do Saber, para a divulgação do reajuste.

O percentual de reajuste é uma decisão do prefeito Guimarães, considerando que o Piso Nacional, em menor valor, foi estabelecido pelo MEC, no último dia 6 de janeiro, conforme determina  o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. "Educação é a base de toda sociedade e os professores são os grandes responsáveis pelas transformações sociais, logo, merecedores de todo respeito e valorização profissional", enfatizou o prefeito.

O prefeito salientou para um público de cerca de 200 professores  que o índice foi o máximo possível sem incorrer em nota de improbidade administrativa insanável, que é quando os gastos com   pessoal ultrapassam os 54% da arrecadação do município.
Guimarães garantiu também que os servidores da educação receberão seus vencimentos em uma data diferenciada dos demais funcionários municipais, ele disse “ Antes que termine  cada mês vocês receberão seus salários, e isto não é promessa é compromisso, vocês têm a partir de agora o seu calendário de recebimento salarial diferenciado”.

O secretário de Finanças de Aquiraz, Marcus Vínícius Veras Machado, que esteve na reunião lembrou que a valorização do servidor  só tem sido possível por conta do incremento na arrecadação nos últimos 15 meses e disse , “Aquiraz é um dos municípios do  estado que mais arrecada com IPTU, ITBI, ISS e recebimentos provenientes da dívida ativa.

Já a Secretária, Terezinha Holanda ao se reportar aos seus colegas educadores falou de sua grande felicidade em ter um prefeito compreensivo e que tem valorizado muito a educação, não só com reconhecimento salarial, mas com investimento em capacitação, o que dá oportunidades aos docentes de investir em sua carreira no magistério.



Nenhum comentário: