terça-feira, 3 de março de 2015

Sangria de pequenos açudes é motivo de alegria para sertanejos

 Dois reservatórios, localizados na Região dos Sertões de Canindé, começaram a sangrar nos últimos dois dias. As imagens emocionaram os moradores das áreas próximas. "Fico muito feliz em ver o açude sangrar desse jeito'', comemorou o motorista de caminhão de horário Francisco da Silva Moreira.

As chuvas continuam caindo com intensidade na zona rural desde a noite da última sexta-feira. Na região de Ipu Monte Alegre, estão sangrando o Serrinha dos Aragões que tem capacidade para 1,5 milhão e o açude inteligente da Barra do Bento.
Com capacidade de dois milhões de metros cúbicos, construído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), o açude inteligente da Barra sangrou nos últimos dois anos seguidos: 2013 e 2014, na seca mais dura dos últimos 60 anos.
O sangradouro foi superado na madrugada de sábado, com uma lâmina de 31 cm, para alegria das 35 famílias que moram na comunidade de Barra do Bento, a 25 km da sede de Canindé. De acordo com a presidente da Associação dos Moradores, Raimunda de Sousa, o carro-pipa foi abolido por algum tempo. "Temos água de qualidade e, o que é mais importante, tratada, porque nosso sistema de abastecimento garante água nas torneiras de 35 famílias".
A comunidade de Barra do Bento tem garantido o abastecimento com água para o consumo humano e animal graças ao açude, construído em 2009. Em 2013, com recursos do Projeto São José, foi implantado o Sistema de Abastecimento de Água para a comunidade.
Quem também comemora a chegada das chuvas, é Ismael Furtado, da localidade de Serrinha dos Aragões. O açude da comunidade também está sangrando, com lâmina de 39 cm. O fato foi registrado na noite de sexta-feira e foi motivo de festa. Até fogos de artifício foram explodidos para comemorar a sangria que não acontecia desde 2010. "Graças a Deus estamos seguros com água para os próximos dois anos. Nosso reservatório servirá para tudo: beber, cozinha, matar a sede dos animais, lavar roupa, enfim é uma riqueza que chega para esse povo sofrido da região'', observa Pedro Celeste, morador da Serrinha.
As águas do Barra do Bento correm para o Rio Canindé, que deságua no Açude São Matheus. Já as do Serrinha dos Aragões descem para o Santa Clara outro açude que fica nas margens da BR-020.
FONTE:DN

Nenhum comentário: