quinta-feira, 14 de maio de 2015

Abalo sísmico de 3.2 atinge regiões da Zona Norte do CE

Um novo abalo sísmico foi sentido na região de Sobral, Alcântaras e Meruoca, na Zona Norte do Estado, na manhã desta quarta-feira (13). O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que o tremor ocorreu por volta das 8h 24 do horário local, com magnitude preliminar estimada em 3.2 graus na escala Richter, parâmetro que quantifica o nível de energia emitido por abalos sísmicos em escala que varia entre 0 para os mais fracos a 10 para os mais fortes.
Nenhuma vítima ou prejuízo significante foi registrado pela Defesa Civil da região. O LabSis informou ainda que o abalo foi registrado por várias estações operadas pela UFRN no Nordeste do País.
Além disso, conforme os dados apresentados, os tremores vêm sendo diagnosticados naquela área desde o mês de janeiro de 2008, com períodos de maior e menor atividade. O evento de maior magnitude, segundo o laboratório, teria acontecido em maio de 2008, com magnitude de 4.2 graus.
O laboratório da UFRN informa ainda que, como acontece normalmente em tais circunstâncias, não é possível prever qual a evolução futura dessa atividade sísmica.
Registro
A ocorrência mais recente aconteceu no dia 5 de maio, quando um tremor de magnitude 2.9 na Escala Richter foi sentido por moradores de Sobral e Meruoca. Na ocasião, houve registro de queda de telhas em uma casa na área epicentral, mas ninguém se machucou.

Nenhum comentário: