terça-feira, 26 de maio de 2015

Distritão pode acabar com o "efeito Tiririca"

Caso a proposta de Distritão seja aprovada na Reforma Política, os votos dos candidatos não eleitos não seria   mais contabilizados para beneficiar os candidatos eleitos. A proposta é a principal bandeira do PMDB o que elevaria o voto sem serventia de 6% para 64% do total computado. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

Pelo atual sistema proporcional, os votos dados aos não eleitos e a votação excedente dos eleitos são computados para eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação. Desta forma o eleitor não “perde o voto” se seu candidato não conseguir uma cadeira.
Com a proposta do Distritão, o voto do não eleito passa a ter o mesmo valor do voto branco ou nulo: nenhum. Pelo modelo proposto, são eleitos os mais votados em cada Estado. O Ceará que tem direito a 22 das 513 cadeiras da Câmara, elegeria os 22 que receberem a maior votação na lista de candidatos.
Para os críticos, a nova formula beneficia o poder econômico, os nomes mais conhecidos e enfraqueceria os partidos e reduziria a zero a possibilidade de eleição de representantes de minorias ou áreas menos populosas.
Avesso a proposta, o líder do governo na Câmara, José Guimarães, propõe uma grande mobilização para derrotar o distritão. Para ele, é preciso que o tema seja debatido em todo o país com lideranças políticas, ideológicas, programáticas.
Caso a ideia prospere, fenômenos como o do deputado Tiririca, que obteve nas duas últimas eleições mais de 1 milhão de votos arrastando consigo deputados com votação insignificantes, não ocorrerão mais.
Fonte: Ceará Agora.

Nenhum comentário: