quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vale Pecém deve iniciar operação em setembro

A Vale Pecém, indústria da mineradora brasileira Vale que será fornecedora de matéria-prima para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), já tem data programada para o início de suas atividades.
As operações do pátio de minério estão previstas para começarem em setembro deste ano, segundo informou a empresa, no documento em que apresenta seus balanços patrimoniais dos últimos dois anos.
O empreendimento está sendo instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém.
"Espera-se que, após 10 meses, a produção atinja a plena capacidade da primeira fase", acrescentou a empresa. O fornecimento de minério de ferro para a CSP será, até o presente momento, para atender as necessidades da primeira fase da siderúrgica, que terá capacidade de produção de três milhões de toneladas de placas de aço anuais.
Capacidade
Conforme a Vale Pecém, não há estimativas para futuras expansões de suas atividades. A segunda etapa da CSP prevê a ampliação da capacidade de produção para até seis milhões de toneladas de placas, mas ainda não há data programada para o início da construção desta nova fase.
A Vale Pecém será fornecedora exclusiva da CSP, que é uma joint venture na qual da Vale S.A. Possui 50% de participação, ficando o restante dos ativos com as sul-coreanas Dongkuk (30%) e Posco (20%). Com esta organização, a Vale deverá proporcionar à CSP a utilização do minério com valores baixos de consumo de combustível e produtividade elevada.
O pátio em implantação será usado para recebimento, estoque, movimentação, blendagem (preparação do minério para uso pela CSP) e comercialização de minério de ferro e pelotas. A Vale Pecém envolverá, ao final, investimentos de US$ 96,7 milhões em sua instalação. A implantação do empreendimento deverá gerar 172 empregos diretos, principalmente nas áreas de engenharia, administração, programação e tecnologia.
Fonte: DN

Nenhum comentário: