segunda-feira, 6 de julho de 2015

Chuvas de Julho já estão em 164 % acima da média no Ceará

As chuvas que banham o Ceará desde o dia primeiro de julho, em média 40 mm,  já  estão em 164, 4 % acima da média histórica para o mês de julho inteiro, que é de 15,4mm. Mais de 90 cidades do Ceará registraram uma forte chuva neste domingo (5), precipitação atípica para o mês de julho. A chuva mais forte ocorreu em Beberibe, no litoral de Fortaleza, com precipitação de 140 milímetros. Também houve chuva forte em Palmácia (92 milímetros), Pacajus (83), e Solonópoles (95), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O açude Tijuquinha  em Baturité sangrou pela segunda vez com as chuvas do fim de semana.



A previsão para esta segunda-feira (6) é de nebulosidade entre a madrugada e manhã com chuvas na região Centro-Sul. Na faixa litorânea há possibilidade de chuvas isoladas. À tarde e à noite, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.
Na terça, há nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todo o estado.
As chuvas que ocorrem no Ceará neste mês estão associadas à formação de áreas de instabilidade em virtude da atuação de um DOL (Distúrbio Ondulatório de Leste) sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, sistema atmosférico típico de pós estação chuvosa do Ceará, explica a Funceme.

Em Fortaleza as chuvas de 42 mm neste domingo causaram alagamentos.

Previsão para 2016
O Ceará registrou volume de chuvas -30,1% menor na quadra chuvosa de 2015, de fevereiro a maio,  em relação à média histórica dos anos 1980 a 2009, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme).

A avaliação foi divulgada na quarta-feira (1º), em Fortaleza. Segundo a Funceme, se houver seca forte em 2016, o estado entrará no maior ciclo de seca desde 1910, de cinco anos. Outro ciclo de cinco anos de seca registrado pela Funceme ocorreu no período entre 1979 e 1983.

Nenhum comentário: